PUBLICIDADE

Política

Governo autoriza uso da Força Nacional na Amazônia

Ministério da Justiça deu autorização para ações de apoio de fiscalização do Ibama contra o desmatamento ilegal

29 abr 2021 - 09h54
(atualizado às 10h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Justiça autorizou nesta quinta-feira o uso da Força Nacional de Segurança (FNS) para apoiar ações de fiscalização do Ibama contra o desmatamento ilegal na Amazônia, no momento em que a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na região é encerrada.

Vista aérea de área da Amazônia desmatada em Rondônia
14/08/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino
Vista aérea de área da Amazônia desmatada em Rondônia 14/08/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

De acordo com o Ministério da Justiça, a Força irá atuar por 260 dias --até janeiro de 2022, mas podendo ser estendido-- na segurança das equipes do Ibama que fazem a fiscalização contra desmatamento e queimadas na região.

O uso da FNS é um dos planos do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para aumentar a fiscalização. Em entrevista à Reuters, o ministro afirmou que parte dos recursos que o governo brasileiro pede aos Estados Unidos e outros países seria usado para financiar o uso da Força em ações mais permanentes de fiscalização.

A ideia é vista com ressalvas por ambientalistas diante da perda de capacidade das agências ambientais, mas Salles argumenta que é uma maneira de ampliar rapidamente o poder de fiscalização.

A Força Nacional começa a operar no momento em que se encerra a GLO que levou os militares a agir na região desde maio do ano passado. A operação Verde Brasil se encerra na sexta-feira e não há decisão, por enquanto de retomá-la.

Coordenador do Conselho Nacional da Amazônia, o vice-presidente Hamilton Mourão já afirmou que se estuda uma retomada, pelo menos até julho, mas em uma versão mais reduzida. O foco seria em 11 municípios que concentram os maiores índices de desmatamento do país.

Entre agosto de 2019 e 2020, a região perdeu mais 11.088 quilômetros quadrados de floresta, o maior índice de desmatamento dos últimos 12 anos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade