Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gêmeas siamesas que tinham 20% de chance de sobreviver a separação se preparam para ir à escola

30 ago 2016 - 10h43
(atualizado às 11h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Duas gêmeas siamesas britânicas que tinham apenas 20% de chances de sobreviver a uma operação de separação, segundo os médicos, estão se preparando para começar a estudar.

Rosie (esq.) e Ruby precisaram de uma cirurgia de emergência para sobreviver em 2012
Rosie (esq.) e Ruby precisaram de uma cirurgia de emergência para sobreviver em 2012
Foto: PA

Rosie e Ruby Formosa nasceram unidas pelo abdome e dividiam uma parte do intestino. Em 2012, as duas passaram por uma cirurgia de emergência logo após o nascimento para separá-las.

A mãe, Angela Formosa, afirmou que as meninas, que hoje têm quatro anos de idade, estão "muito animadas" para começar a frequentar uma escola no sudeste de Londres a partir de setembro - início do ano letivo no Reino Unido.

"Há quatro anos eu nem imaginava que isso iria acontecer", contou.

Gêmeas nasceram unidas pelo abdome e dividiam uma parte do intestino
Gêmeas nasceram unidas pelo abdome e dividiam uma parte do intestino
Foto: PA
  •  
  •  

"Quando eu estava grávida, não pensei que veria (as duas) no primeiro dia na escola. É incrível."

As meninas nasceram no hospital da University College of London em 2012 com um problema que atinge um em cada 200 mil nascimentos de crianças vivas.

Horas depois da cesariana, Rosie e Ruby foram levadas para o principal hospital infantil da capital britânica, o Great Ormond Street, onde fizeram a cirurgia de separação. O procedimento teve que ser feito com urgência pois havia um bloqueio intestino das meninas.

As gêmeas comemoram o primeiro aniversário
As gêmeas comemoram o primeiro aniversário
Foto: PA

'Um milhão de anos'

Angela Formosa conta que o episódio parece ter sido "um milhão de anos de atrás".

"O tempo voou, não acredito como tudo passou tão rápido", disse.

"Elas estão muito animadas (para começar a estudar); a irmã mais velha já está na escola, então elas mal podem esperar. Elas já conheceram a professora e adoraram. Estão ansiosas para começar a pintar, fazer bagunça, elas adoram ler."

"Elas são muito parecidas, são duas menininhas alegres, teimosas e muito determinadas - o que eu já sabia quando elas ainda estavam na minha barriga, por causa do modo como elas cresceram e sobreviveram", explicou a mãe.

Gêmeas de quatro anos devem começar as aulas em setembro
Gêmeas de quatro anos devem começar as aulas em setembro
Foto: PA

"Estamos muito felizes que Rosie e Ruby estejam começando na escola agora em setembro", afirmou Paolo De Coppi, cirurgião especializado em pediatria no hospital Great Ormond Street.

"É sempre uma alegria testemunhar o progresso de pacientes e ficar sabendo que eles estão atingindo novos marcos (em suas vidas). Isto torna nosso trabalho muito mais gratificante."

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade