PUBLICIDADE

Fabricantes da Sputnik V vão processar Anvisa por difamação

Os desenvolvedores do imunizante russo alegam que a agência deliberadamente disseminou informações falsas sobre a vacina

29 abr 2021 - 11h54
(atualizado às 12h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Frasco de Sputnik V em Moscou, Rússia
 18/4/2021 REUTERS/Shamil Zhumatov
Frasco de Sputnik V em Moscou, Rússia 18/4/2021 REUTERS/Shamil Zhumatov
Foto: Reuters

Os desenvolvedores da vacina russa contra covid-19 Sputnik V anunciaram nesta quinta-feira (29) que processarão a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por difamação, acusando o órgão regulador de deliberadamente disseminar informações falsas sem testar o imunizante.

A diretoria colegiada da Anvisa rejeitou na segunda-feira um pedido de importação da vacina russa depois que a área técnica da agência reguladora alertou sobre falhas no desenvolvimento do imunizante além de dados incompletos sobre a segurança e a eficácia da vacina. Uma questão crucial apontada pela Anvisa foi o risco de outros vírus usados na vacina para induzir uma resposta imune se reproduzirem nos pacientes, o que a agência classificou de um defeito grave.

"Após o reconhecimento do regulador brasileiro Anvisa de que não testou a vacina Sputnik V, a Sputnik V está tomando uma ação legal por difamação no Brasil contra a Anvisa por deliberadamente disseminar informações falsas e imprecisas", afirma uma publicação na conta oficial da Sputnik V no Twitter

A Anvisa não respondeu de imediato a pedidos de comentários.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade