PUBLICIDADE

Ex-bispo de Formosa tem prisão preventiva decretada

23 mar 2018 - 17h48
(atualizado às 18h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Segundo o MP, com o avanço das apurações, é muito provável que a quantia subtraída pelo grupo criminoso supere a estimativa informada pela assessoria de imprensa do órgão.
Segundo o MP, com o avanço das apurações, é muito provável que a quantia subtraída pelo grupo criminoso supere a estimativa informada pela assessoria de imprensa do órgão.
Foto: Reprodução/Facebook

O ex-bispo de Formosa, em Goiás, dom José Ronaldo Ribeiro teve a prisão preventiva decretada e foi denunciado pelo Ministério Público de Goiás à Justiça nesta sexta-feira, juntamente com padres e outros religiosos, informou o MP goiano.

O ex-bispo e os demais envolvidos são acusados de envolvimento em um esquema de desvio de dinheiro e apropriação indébita de recursos da Diocese de Formosa, revelado pela Operação Caifás, deflagrada na última segunda-feira.

"Parte dos recursos apropriados indevidamente pelo denunciado José Ronaldo provinham de desvios praticados pelos párocos a ele criminalmente associados e acima já nomeados, os quais, em suas respectivas paróquias", disse o MP de Goiás na denúncia.

De acordo com a peça acusatória, os párocos envolvidos no esquema repassavam recursos em espécie ao então bispo periodicamente "até mesmo como forma e condição de se manterem à frente de paróquias tidas como lucrativas".

Após a operação de segunda, o papa Francisco decidiu na quarta-feira indicar um administrador extraordinário para comandar a Diocese de Formosa. O Vaticano informou em nota que o papa indicou o arcebispo Paulo Mendes Peixoto, da cidade de Uberaba (MG), para comandar a diocese de Formosa para a Santa Sé.

Veja também:

Românticos italianos recorrem a cartas de amor por encomenda:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade