PUBLICIDADE

Estudantes da USP protestam contra expulsão de colegas

19 dez 2011 - 16h19
(atualizado às 18h36)
Compartilhar

Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) realizavam uma manifestação em frente à reitoria nesta segunda-feira contra a expulsão de seis colegas na semana passada. Cartazes e faixas ainda pediam a saída da Polícia Militar e do reitor, João Grandino Rodas. De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, não havia registro de violência por parte das dezenas de participantes.

Os alunos protestaram contra a PM no campus e contra a expulsão de seis colegas na semana passada
Os alunos protestaram contra a PM no campus e contra a expulsão de seis colegas na semana passada
Foto: Maurício Camargo / Futura Press

Na semana passada, seis alunos foram expulsos por suposto envolvimento na invasão de uma sala da Coordenadoria de Assistência Social (Coseas) em março de 2010. Ao todo, 13 estudantes responderam a um processo administrativo disciplinar movido pela coordenadoria. Esse grupo reivindicava, entre outras coisas, melhores condições de moradia aos estudantes e mais vagas no conjunto residencial.

Outra pauta de reivindicação dos alunos tem sido a retirada da Polícia Militar (PM) da instituição. As manifestações começaram no dia 27 de outubro deste ano, quando PMs flagraram no campus três alunos com 21,8 g de maconha. Os colegas tentaram impedir a detenção e houve confronto. Dias após o episódio, o prédio da reitoria foi tomado por um grupo de estudantes em protesto, que só saiu após a PM cumprir uma ordem da Justiça de reintegração de posse. Em protesto, parte dos alunos entrou em greve.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade