PUBLICIDADE

Documentos de coronel morto comprovam operações da ditadura

24 nov 2014 - 13h48
(atualizado às 13h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Cópia obtida na casa do Coronel Malhães com detalhes da Operação Gringo
Cópia obtida na casa do Coronel Malhães com detalhes da Operação Gringo
Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal(MPF) do Rio de Janeiro revelou nesta segunda-feira o que pode ser a maior prova já obtida de colaboração efetiva entre os regimes ditatoriais da América do Sul para a prática de crimes contra a humanidade. Os documentos foram obtidos pelo Grupo de Trabalho de Justiça e Transição do MPF na casa do coronel Paulo Malhães, assassinado em abril deste ano. Segundo o MPF, a documentação foi compartilhada formalmente com a Argentina e já foi anunciada uma Reunião Especializada dos Ministérios Públicos do Mercosul, em Buenos Aires. Essa é a prova mais contundente até agora da 'Operação Condor', episódio histórico de cooperação entre as ditaduras latino-americanas.

Os documentos recolhidos na casa do coronel Malhães comprovam a existência da 'Operação Condor', que até então teve a existência negada pelas Forças Armadas e pelo Ministério das Relações Exteriores, que se recusam, até hoje, a cooperar com a apresentação de documentos requisitados pelo Ministério Público Federal.

De acordo com o Procurador-Geral da República Rodrigo Janot, a descoberta desses documentos é um marco histórico para revelar os responsáveis por crimes durante a ditadura militar. "As investigações do Ministério Público Federal revelaram a maior prova até hoje obtida da colaboração efetiva entre os regimes ditatoriais do Cone Sul para a prática de crimes de lesa-humanidade. A chamada Operação Gringo, um braço da Operação Condor, foi ocultada da população durante muitos anos e só agora veio a público pelo trabalho do MPF”, disse.

Operações Gringo e Congonhas

Os documentos comprovam também a existência da “Operação Gringo”, deflagrada durante a ditadura militar. Ela foi arquitetada e executada pelo Centro de Informações do Exército (CIE) do Rio de Janeiro, que monitorava e prendia estrangeiros que demonstrassem qualquer atividade considerada ofensiva pelo regime.

Os relatórios trazem informações das atividades de diversas organizações brasileiras e estrangeiras e brasileiras contrárias ao regime militar. Destacam-se o monitoramento de reunião e atividades de políticos e ativistas da época, como Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Dante de Oliveira, Francisco Julião, Antonio Carlos Nunes de Carvalho e Francisco Buarque de Hollanda. Segundo o MPF, o CIE analisava alianças políticas, como as que envolveram Tancredo Neves, Miguel Arraes, o ex-presidente Lula, além do já mencionado Leonel Brizola.

Outra operação secreta deflagrada na época foi a ”Operação Congonhas”, referente à estrutura e organização de diversas organizações de militância e guerrilha contra a ditadura argentina. “O informe provavelmente foi produzido por militares argentinos e compartilhado com a ditadura brasileira. Embora não assinado, é datado a partir da cidade de São Paulo, relatando diversas atividades de infiltração de militares argentinos operando no Brasil para monitorar, contatar e prender os 'inimigos' do regime argentino. Todas essas informações vem sendo há décadas escondidas da população", detalha o Grupo de Trabalho Justiça de Transição.

 

Desaparecidos da ditadura Desaparecidos da ditadura

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade