PUBLICIDADE

Dilma fala em 'protagonismo feminino' e lança vacina contra HPV em SP

10 mar 2014 - 18h33
(atualizado às 18h37)
Compartilhar
Exibir comentários
"É importante que estejamos preocupadas com as meninas, que serão as mulheres de amanhã. Elas vão ter cada vez mais um papel protagonista no País", disse Dilma
"É importante que estejamos preocupadas com as meninas, que serão as mulheres de amanhã. Elas vão ter cada vez mais um papel protagonista no País", disse Dilma
Foto: Alan Morici / Terra

A presidente da República, Dilma Rousseff falou, nesta segunda-feira, em São Paulo, sobre a importância da mulher para o Brasil e citou o protagonismo feminino no País na semana de comemoração do Dia da Mulher, que aconteceu no último sábado. O pronunciamento ocorreu no CEU Butantã, durante o lançamento da campanha de vacinação nacional contra o HPV para meninas de 11 a 13 anos, e contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, além do senador Eduardo Suplicy (PT) e de secretários estaduais e municipais.

“É importante que estejamos preocupadas com as meninas, que serão as mulheres de amanhã. Elas vão ter cada vez mais um papel protagonista no País. Temos mudado progressivamente a situação das mulheres. Me lembro quando era candidata à presidência. Uma mãe me perguntou se a filha poderia fazer uma pergunta. A menina disse: “mulher pode?”. Pode o quê?, eu disse. “Ser presidenta”. E eu disse que sim. Sabemos quanto tempo passamos para saber que pode”, afirmou Dilma.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas de 11 a 13 anos. O vírus HPV é a principal causa do câncer de colo de útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e de cólon.

A primeira dose (de uma série de três) será aplicada em escolas públicas e privadas que aderirem ao programa. Já a segunda dose ocorrerá em seis meses, e a terceira, em cinco anos. Serão 15 milhões de doses para o primeiro ano de vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2015 a vacinação se estenderá a meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas que completarem 9 anos. A campanha também estará na televisão e o slogan é: “cada menina é de um jeito, mas todas as meninas merecem proteção”. Ovacionada pelo público, na grande maioria infantil e feminino, a presidente fez questão de ressaltar a campanha.

“A frase mostra que a gente tem de comemorar o fato de que cada menina é diferente, tem uma forma de ser, e isso é bonito e importante. Cada um tem sua individualidade, mas é obrigação do Estado garantir proteção. E esse é o compromisso. É um processo que diz respeito à saúde pública, saúde de cada um dos brasileiros independentemente da origem social, do salário, do sobrenome”, disse Dilma.

A presidente comemorou ainda as conquistas das mulheres e citou a presidente chilena Michele Bachelet. “Estamos comemorando também o fato de que progressivamente o Brasil dá importância cada vez maior às mulheres. Ainda não é o bastante, mas elas conquistaram várias coisas. Tenho certeza que ter conquistado a Presidência é importante porque mostra que mulher pode. Espero que uma porção de meninas queiram ser presidente”, brincou. “É um dia para nós, mulheres, meninas. A quantidade de sonhos e desejos começa na idade de vocês. É muito importante estar aqui garantindo esse programa em parceria.” 

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade