Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Condenado, Jair Bolsonaro só poderá disputar eleição 8 anos após cumprir pena

Ex-presidente só poderia ser candidato daqui 35 anos

11 set 2025 - 22h39
Compartilhar
Exibir comentários
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República, foi condenado pelo STF
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República, foi condenado pelo STF
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ficará inelegível por 8 anos após o cumprimento da pena. Ou seja, daqui a 35 anos.

Segundo o advogado Marcelo Crespo, coordenador do curso de Direito da ESPM, uma condenação criminal por órgão judicial colegiado gera inelegibilidade imediata com base na Lei da Ficha Limpa (LC 64/1990, art. 1º, I, “e”): o efeito vai “desde a condenação” até 8 anos após o cumprimento da pena. Isso independe de trânsito em julgado, porque a lei admite a causa de inelegibilidade por decisão colegiada.

Bolsonaro já estava inelegível até 2030 por decisões do TSE (caso da reunião com embaixadores, e outra por 7 de Setembro).

Isso poderia até mudar ao longo do caminho, caso, em algum momento, a condenação fosse diminuída. Outra opção seria alteração na lei também.

Bolsonaro foi condenado por liderar uma organização criminosa que tentou impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre 2022 e 2023.

Outros sete réus — entre eles ex-ministros e militares — também foram condenados.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade