Vídeo: rendida, vítima ensina bandido armado a desbloquear celular em rua marcada por assaltos em SP
Caso aconteceu na noite da última quarta-feira, em Pinheiros; procurada, Secretaria da Segurança do Estado informou que não localizou a ocorrência
Marcada por uma sequência de assaltos à mão armada neste ano, a Rua Joaquim Antunes, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, registrou mais um crime do tipo na quarta-feira, 22. A reportagem teve acesso a imagens de câmeras de monitoramento da via que flagram o assalto. O vídeo chega a mostrar a vítima, à distância, ensinando ao criminoso a senha para desbloquear o celular.
O crime aconteceu por volta das 21h20, de acordo com o horário da câmera. O suspeito aparece nas imagens pilotando uma motocicleta e estacionando o veículo perto da guia, na altura do número 977. A vítima, um homem de camiseta preta, passa pela calçada e é abordado pelo bandido, que aponta o revolver para o jovem.
A vítima não reage e, de longe, arremessa o celular para o bandido, que permanece na moto. Pelas imagens, é possível perceber que o rapaz ensina o suspeito a destravar o aparelho, mostrando, ao tocar no ar, a forma como a senha deve ser digitada. Enquanto simula os toques com a mão direita, o rapaz aparenta pedir calma e paciência ao suspeito com a mão esquerda.
O bandido, que permanece com a arma apontada para vítima, aparenta não conseguir desbloquear o aparelho e obriga o jovem a se aproximar para digitar a senha. Ele se afasta e ainda conversa por mais alguns segundos com o homem da motocicleta, que foge na sequência.
Procurada, a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-SP) informou que não localizou a ocorrência.
A Rua Joaquim Antunes vem sendo alvo constante de assaltos neste ano. Foram pelo menos oito ocorrências em três meses - todos à mão armada. Conforme mostrou o Estadão, um homem foi baleado na perna na rua no início de outubro. No mesmo mês, outra vítima teve o celular roubado. Em janeiro, um jovem morreu baleado após assalto na via.
Todas as ocorrências tiveram o uso de motocicletas por parte dos criminosos. Suspeita-se que a presença de uma grande árvore na rua facilite a ação dos bandidos.
Moradores chegaram a colocar uma placa de aviso informando que a região é uma área de risco em relação à segurança pública. "Perigo, você está em Pinheiros (o bairro mais perigoso de São Paulo). Área com alto índice de assaltos à mão armada", informa um cartaz colado em um poste.
A SSP-SP diz que os roubos diminuíram em 6% na área de abrangência da 3ª Delegacia Seccional - que responde pelas ocorrências daquela região - entre janeiro e agosto deste ano, ante o mesmo período de 2024.