VÍDEO: Ruy Ferraz Fontes, ex-delegado-geral executado a tiros na Baixada Santista sofreu emboscada
Fontes foi morto enquanto saía da sede da Prefeitura de Praia Grande
Ruy Ferraz Fontes, ex-delegado-geral de São Paulo, foi executado a tiros nesta segunda-feira, 15, em uma emboscada enquanto saía da sede da Prefeitura de Praia Grande. O crime aconteceu por volta das 18h, no bairro Nova Mirim.
Nas imagens registradas por uma câmera de segurança, é possível ver o carro de Ruy em alta velocidade na via, sendo seguido por outro veículo antes de colidir contra dois ônibus em um cruzamento. Em seguida, três criminosos descem, vão até o local da colisão, disparam contra o delegado, e rapidamente retornam ao carro para fugir.
De acordo com o secretário-adjunto da Segurança Pública, delegado Oswaldo Nico Gonçalves, Fontes teria conseguido balear um dos criminosos. Policiais de São Paulo foram deslocados para a Baixada Santista.
Histórico de atuação contra o PCC
Ruy ficou conhecido por sua atuação contra a facção Primeiro Comando da Capital (PCC). Ele chefiou a Polícia Civil paulista entre 2019 e 2022, após ser nomeado para o cargo de delegado-geral no então governo João Doria (na época no PSDB).
Em 2006, ele foi o responsável por indiciar toda a cúpula do PCC, inclusive Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, antes de os bandidos serem isolados na penitenciária 2 de Presidente Venceslau.
Para promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (Gaeco) ouvidos pelo Estadão, "tudo indica que foi um crime de máfia". Outra hipótese investigada pela polícia é a possibilidade de o crime estar ligado a uma licitação na Prefeitura de Praia Grande que teria prejudicado uma entidade ligada aos criminosos. No começo da noite, um carro suspeito de ter sido usado pelos bandidos foi encontrado em chamas.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), prometeu dedicar "toda energia" à investigação do crime. "Com pesar, lamentamos profundamente o assassinato de um policial com muitos anos de trabalho dedicados à corporação, que ocupou inclusive seu posto mais elevado. Iremos dedicar toda energia à investigação do crime", disse em nota.