vc repórter: parada encerra semana do orgulho gay no Piauí
Foi com a 8ª Parada da Diversidade que o grupo Matizes, de Teresina (PI), encerrou a 5ª Semana do Orgulho de Ser. O evento ocorreu na sexta-feira, 28/8, com concentração às 16h na praça da Bandeira. Dali, uma multidão seguiu carregando bandeiras com as cores do arco-íris até a Praça Pedro II. A marcha passou pelas Rui Barbosa e Paissandu e pela avenida Frei Serafim.
O Matizes luta desde 2002 na defesa dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. Na jornada de palestras deste ano, o assunto foi emprego e renda. Do dia 23 ao 28, a discriminação nos locais de trabalho permeou os debates.
No dia 24, houve uma projeção do filme Milk - A Voz da Igualdade, que narra a vida de Harvey Milk, o primeiro militante gay a ser eleito para um cargo político nos EUA, na década de 70. A diversidade sexual na educação e no funcionalismo público também foram temas da Semana, que promoveu o lançamento de livros sobre cultura e direitos de homossexuais.
Com um recorde de acessos, internautas escolheram em votação virtual o deputado estadual Fábio Novo e a jornalista Cristiane Sekeff como padrinho e madrinha da 8ª Parada da Diversidade. Duas mil pessoas se manifestaram na votação, que os elegeu com 40% e 44% dos votos, respectivamente.
A parada se encerrou com um show realizado na praça Pedro II.
Os internautas Raoni Barbosa e Luana Sena, de Teresina (PI), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.