vc repórter: ônibus da Ceasa vende legumes em bairros afastados do Rio
Um projeto das Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa) leva à população de baixa renda de bairros afastados a oportunidade de acesso a produtos hortifrutigranjeiros. Trata-se do Ceasa nos Bairros, onde 63 ônibus personalizados percorrem a cidade de terça a sábado para vender frutas, legumes e verduras.
O projeto começou em janeiro deste ano após um estudo apontar o baixo consumo de frutas, legumes e verduras pela população com menor poder aquisitivo. Segundo a Ceasa, o preço dos produtos são estabelecidos pelos próprios comerciantes que atuam nos ônibus.
Porém, os vendedores devem respeitar uma série de exigências, como itinerário a ser cumprido, doação mensal de 500 kg de produtos para o Banco de Alimentos e 30% dos hortifrutis vendidos devem ser originários do projeto de agricultura familiar do governo.
Neste sábado, 25, os ônibus estarão nos bairros Água Santa, Grajaú, Andaraí, Pilares, Bangu, Jacarezinho, Manguinhos, Caju, Bonsucesso, São Cristovão, Cavalcante, Méier, Sepetiba, Ilha do Governador, Anchieta, Rocinha, Realengo, Jacarepaguá, Todos os Santos, Mesquita, Leblon, Recreio, Barra, Cosme Velho e no município de Niterói, no bairro de Santa Rosa.
O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.