vc repórter: fumaça de incêndio toma o céu de Penápolis
Na tarde do último sábado (11), um incêndio atingiu um canavial em Penápolis (SP). A fumaça gerada pelo fogo tomou parte do céu da cidade e um trecho da rodovia Raul Forchero Casasco. Segundo a Polícia Rodoviária, a estrada teve que ser interditada por mais de uma hora até que a visibilidade melhorasse.
O Corpo de Bombeiros local informou que, por conta do tempo seco, quase todos os dias a região tem sido atingida por queimadas acidentais em canaviais ou na vegetação nativa. "Na última segunda-feira, a umidade relativa do ar chegou a 11% na região de Penápolis", afirmou o meteorologista Marcelo Pinheiro, do Climatempo.
Abaixo dos 12%, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera estado de emergência.
Segundo Pinheiro, ainda há uma massa de ar seco na região que deve manter o clima seco e o risco de incêndio na vegetação.
Além de Penápolis, diversas cidades do interior paulista têm sofrido com queimadas desse tipo por conta da baixa umidade do ar.
O internauta Celso Nunes, de Penápolis (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.