Turista morre afogado na Praia Grande ao se soltar de prancha de isopor
Hugo Alves Santiago estava desaparecido desde a manhã de quarta-feira e foi localizado no início da noite de quinta
Um homem de 27 anos foi encontrado morto na quinta-feira, 8, depois de se afogar na praia da Guilhermina, na Praia Grande, litoral de São Paulo. A vítima foi identificada como Hugo Alves Santiago, e era de Cotia, região metropolitana de São Paulo.
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), ele teria entrado no mar por volta das 9h da manhã de quarta-feira, 7, com uma pranchinha de isopor. O rapaz, porém, acabou se afogando depois de se soltar do objeto.
Ele estava com seu primo, Rafael Alves, de 16 anos, que saiu do mar para pedir ajuda.
O chamado para o resgate foi feito pela mãe da vítima, Ângela Aparecida, de 57 anos. A mulher indicou o local onde o filho teria se afogado, mas, segundo o GBMar, as buscas iniciais não o localizaram.
Na noite de quinta, 8, o corpo do homem foi encontrado no bairro Vila Tupi, próximo do local onde ele se afogou. De acordo com o GBMar, os familiares reconheceram o corpo de Hugo no Instituto Médico Legal (IML) nesta sexta-feira, 9.
Em 2024, o Grupamento dos Bombeiros Marítimo contabilizou 27 óbitos por afogamento até esta sexta, e registrou 652 afogamentos somente em janeiro deste ano (21 por dia).
Os dados são referentes às cidades de Guarujá, Santos, São Vicente, Bertioga, Praia Grande, Caraguatatuba, Mongaguá, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Itanhaém, Peruíbe e Ilha Comprida/Iguape.