PUBLICIDADE

Tentativa de fuga deixa 23 mortos em presídio de Belém

10 abr 2018 - 18h27
(atualizado às 19h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Susipe / Divulgação

A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) do Pará informou que 22 presos e um agente morreram na tarde desta terça-feira após uma "tentativa de fuga em massa" do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III, no Complexo Prisional de Santa Izabel, região metropolitana de Belém.

Segundo informações oficiais, um grupo externo armado invadiu o complexo e usou explosivos em um dos muros do pavilhão C, para facilitar a fuga. Do lado de dentro, parte dos detentos também estaria portando armas. Houve troca de tiros entre o grupo armado, os presos e o Batalhão Penitenciário.

A Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar deslocou efetivo tático para reforçar a segurança do complexo. A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) ainda não confirma se houve fuga de presos na ação. A recontagem de detentos e uma revista nas dependências estão sendo realizadas na unidade. Autoridades também realizam buscas aos que atuaram na tentativa de resgate.

A Segup informa ainda que já começaram investigações para apurar que grupos agiram neste episódio e como ocorreu a entrada de armas na unidade, além das circunstâncias em que ocorreram as trocas de tiros durante a tentativa de resgate de presos. A Secretaria confirmou ainda a apreensão de armas que estavam com o bando que tentou invadir o complexo, incluindo dois fuzis, três pistolas e dois revólveres.

No início do ano passado, o Brasil foi palco de uma série de matanças em diferentes presídios da região Norte e Nordeste. Os massacres provocaram a morte de 125 detentos em prisões de Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte. No final de janeiro de 2018, um confronto na cadeia pública de Itajapé, no norte do Ceará, resultou na morte de dez detentos.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade