Chuva forte que atinge Porto Alegre derruba parte do muro do Hospital Militar, na rua Marquês do Pombal
Foto: Solange Campello / vc repórter
Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde domingo provocaram alagamentos e transtornos na manhã desta segunda-feira na região metropolitana de Porto Alegre. O acúmulo de água na pista causou longos congestionamentos nas principais vias da capital gaúcha, assim como interrompeu a circulação de trens metropolitanos. Parte do muro do Hospital Militar, na rua Marquês do Pombal, desabou por conta da chuva.
Segundo informações do Sistema de Vigilância Meteorológica de Porto Alegre (Metroclima), a estação de medição no bairro Menino Deus acumulou 62 milímetros de chuva entre 0h e 8h desta segunda-feira, o que representa 60% da média de todo o mês de novembro. O órgão diz ser "muito provável" que a chuva exceda 100 milímetros ainda hoje na capital, superando a média de todo o mês em menos de 24 horas. O grande volume de chuva chega após um fim de semana de calor intenso, com temperaturas superando os 30°C em boa parte do Estado.
Logo no início da manhã, um alagamento entre as estações Farrapos e São Pedro interrompeu a circulação de trens do Trensurb, linha que liga a capital gaúcha à cidade de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Com isso, as estações Mercado, Rodoviária e São Pedro estão fechadas desde as 7h40, e os trens circulam com velocidade reduzida e maior intervalo nos demais trechos.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou, até as 9h15, mais de 20 pontos de alagamento em toda a capital gaúcha. Os trechos mais críticos estavam localizados na avenida Padre Cacique, na zona sul, onde o trânsito era desviado pela avenida Edvaldo Pereira Paiva, e na avenida Érico Veríssimo, próximo à avenida Ipiranga.
Havia também alagamentos transitáveis nas avenidas Osvaldo Aranha, Nilo Peçanha e Sertório, assim como no túnel da Conceição. Na avenida Ipiranga, o nível do arroio Dilúvio chegava à altura das pontes que cruzam a via. Um arroio que passa pela avenida Sarandi, na zona norte, transbordou, causando alagamentos na via.
Devido aos alagamentos, a pista exclusiva para ônibus no eixo Cavalhada, que entraria em funcionamento nesta segunda-feira, foi liberada para a circulação de carros. As lotações também foram autorizadas a trafegar com passageiros em pé, por conta da grande demanda por transporte público.
Colaboraram com esta notícia os internautas Douglas Azevedo, de Alvorada (RS), Solange Campello e Roger Franzen, de Porto Alegre (RS) ,que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.
Em Santa Maria, a chuva provocou inundações, desmoronamentos e destelhamentos de casas em vários bairros e vilas da cidade. Na foto, o rio Vacacaí-Mirim
Foto: Prefeitura de Santa Maria / Divulgação
Na Vila Bilibio, localizada na região nordeste de Santa Maria, foi detectada uma casa com maior risco de ser atingida por deslizamento
Foto: Prefeitura de Santa Maria / Divulgação
Em Santa Maria, na Vila Vitória, na rua Borges de Medeiros com o Passo dos Weber, ao lado da ponte, houve desmoronamento de barrancos colocando em risco quatro casas
Foto: Prefeitura de Santa Maria / Divulgação
Três casas foram desocupadas na Vila Vitória, em Santa Maria, e as famílias transferidas para o Centro Desportivo Municipal (CDM)
Foto: Prefeitura de Santa Maria / Divulgação
Em Santa maria, são 15 bairros com problemas, totalizando mais de cem casas, algumas escolas municipais e postos de saúde, que também estão com dificuldades
Foto: Prefeitura de Santa Maria / Divulgação
"Nós estamos com uma estrutura montada, operando com várias secretarias. Todos estão mobilizados exatamente para amparar, socorrer e estar atento e presente colaborando para amenizar este dano que as famílias estão sofrendo na nossa cidade", disse o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB)
Foto: Prefeitura de Santa Maria / Divulgação
Donativos são distribuídos na Vila Vitória, em Santa Maria
Foto: Prefeitura de Santa Maria / Divulgação
A cidade de Alvorada também sofreu com a chuva; bairro Americana ficou alagado
Foto: Douglas Azevedo / vc repórter
Morador tenta se equilibrar em prancha durante alagamento na avenida Pereira Franco, em Porto Alegre
Foto: Roger Frozen / vc repórter
Motoristas desviam de árvore derrubada por temporal na rua Rodrigues da Fonseca, na zona sul de Porto Alegre
Foto: Itamar Aguiar / Futura Press
Chuva provocou alagamento na esquina da avenida Erico Verissimo com a rua Saldanha Marinho, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre (RS)
Foto: André Roca / Terra
Moradores da região metropolitana de Porto Alegre enfrentaram longos congestionamentos na manhã desta segunda-feira
Foto: Dudu Magalhães / Terra
Veículos transitaram por áreas alagadas na Grande Porto Alegre
Foto: Dudu Magalhães / Terra
Militares isolaram a área, que ficou tomada pelos escombros
Foto: Solange Campello / vc repórter
Chuva forte que atinge Porto Alegre derruba parte do muro do Hospital Militar, na rua Marquês do Pombal
Foto: Solange Campello / vc repórter
Veículos transitam por via alagada em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre
Foto: Marcio Rodrigues / Futura Press
Transbordamento de arroio provocou alagamentos no bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre
Foto: Daniel Favero / Terra
Moradores do Sarandi reclamam de seguidas enchentes neste ano
Foto: Daniel Favero / Terra
Moradores retiraram grande quantidade de lixo em arroio que transbordou em Porto Alegre
Foto: Daniel Favero / Terra
Entre os bens resgatados em meio ao lixo está até mesmo uma geladeira
Foto: Daniel Favero / Terra
Moradores prometem fazer uma rifa com os objetos retirados de arroio que transbordou
Foto: Daniel Favero / Terra
Moradores organizam mutirão de limpeza em arroio que transbordou em Porto Alegre
Foto: Daniel Favero / Terra
Temporal propiciou a ocorrência de diversos acidentes de trânsito, como na avenida Farrapos, em Porto Alegre, onde um ônibus colidiu com um veículo que transitava na faixa exclusiva de transporte coletivo para fugir de alagamento
Foto: Daniel Favero / Terra
Fortes chuvas atingem a capital gaúcha
Foto: Daniel Favero / Terra
Motociclista enfrenta rua alagada em Porto Alegre
Foto: Daniel Favero / Terra
Muro não aguenta força da água e rompe em Porto Alegre
Foto: Daniel Favero / Terra
Em um condomínio de alto padrão, um muro rompeu e o local acabou alagado
Foto: Daniel Favero / Terra
Caminhões-pipa foram acionados pelo condomínio para retirar a água
Foto: Daniel Favero / Terra
Raios atingem a cidade de Santana do Livramento (RS), a 490 quilômetros de Porto Alegre, na fronteira com o Uruguai, na noite de domingo. O município foi atingido por tempestades que levaram chuva e ventos fortes a todo o Estado neste domingo. O sistema, chamado de linha de instabilidade, chegou pelo oeste do RS e se deslocou para o nordeste. Em Santana do Livramento, houve acúmulo de 100 milímetros de chuva em 24 horas. Em Canguçu (RS), no sul do Estado, houve rajadas de vento de 70 km/h
Foto: Fabian Ribeiro / Futura Press
Candelária, no centro do Rio Grande do Sul, registrou alagamentos e pelo menos uma morte por soterramento por causa da chuva
Foto: Erni Bender/Assessoria da prefeitura de Candelária / Divulgação
Casas foram inundadas após forte chuva em Candelária, no centro do Estado
Foto: Erni Bender/Assessoria da prefeitura de Candelária / Divulgação
Candelária, no centro do Rio Grande do Sul, registrou alagamentos e pelo menos uma morte por soterramento por causa da chuva
Foto: Erni Bender/Assessoria da prefeitura de Candelária / Divulgação
Quantidade de água acumulada foi tanta que gerou correntezas em vila Fátima, município de Candelária
Foto: Erni Bender/Assessoria da prefeitura de Candelária / Divulgação