Tempestade e granizo deixam São Paulo em estado de atenção
O forte calor que atinge a região metropolitana de São Paulo provocou uma forte chuva em áreas da região metropolitana na tarde desta segunda-feira, que chegou a deixar toda a capital paulista em estado de atenção. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), nas últimas horas, as áreas de instabilidade que agiam sobre São Paulo perderam força, de forma que as zonas sul, oeste e centro, além da Marginal Pinheiros, deixaram o estado de atenção às 16h55. Às 17h20, as demais regiões também foram liberadas.
De acordo com o CGE, as chuvas diminuíram em toda a cidade, persistindo apenas na zona leste, de maneira fraca. Na Grande São Paulo, ainda chovia com intensidade moderada entre Guarulhos, Arujá e Itaquaquecetuba. Às 16h38, o aeroporto de Guarulhos registrou rajadas de vento de aproximadamente 56km/h.
Moradores relataram ao CGE a ocorrência de queda de granizo nas zonas oeste, centro, sul, norte, leste e em Guarulhos. Conforme os meteorologistas do CGE, as chuvas diminuem ainda mais na Capital até o final da tarde e se deslocam em direção aos municípios de Guarulhos, Itaquaquecetuba e Arujá.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o congestionamento na cidade por volta das 17h era de 49 km. A forte chuva havia provocado pontos de alagamento nas regiões sul e leste da capital, de acordo com o CGE.
Na esquina da rua João Alfredo com a alameda Santo Amaro, era constatado um ponto transitável de alagamento, assim como na avenida Vitor Manzini, na altura da praça Dom Francisco de Sousa; no cruzamento da avenida Santo Amaro com a avenida Roberto Marinho e na avenida Maria Coelho Aguiar, na altura da praça Amoroso Lima. Já na avenida Roque Petroni Junior, na altura da avenida Santo Amaro e no cruzamento com a rua Jaceru, os motoristas encontravam um pontos de alagamento intransitáveis.
Na zona leste da capital, o CGE registrou um pontos de alagamento intransitáveis na Radial Leste, na altura da rua Siqueira Bueno e no viaduto Guadalajara, na altura da rua Herval.
Ainda na zona leste, a CET registrou uma queda de árvore de grande porte na rua Vieira Martins, altura da rua Bresser. A via foi completamente interditada.
De acordo com a Infraero, o aeroporto de Congonhas fechou para pouso e decolagem às 15h42 e reabriu às 16h06 por causa da chuva. Não foram registrados atrasos nos voos. Em Guarulhos, o Aeroporto de Cumbica operava normalmente às 17h17.
Terra
Colaboraram com esta notícia os internautas Marcelo Barrocal, Ricardo dos Santos Chaves, Julio Ueda, Ronaldo Pimenta de Almeida e Gláucio Laffitte Kopruszinski, de São Paulo (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.