Suspeitos invadem, abatem e deixam os restos de 7 vacas em fazenda na Bahia
Crime de roubar e abater clandestinamente gado é chamado de abigeato
Suspeitos invadiram uma fazenda em São Sebastião do Passé (BA), abateram sete vacas prenhas e levaram as carnes, evidenciando a atuação de uma quadrilha de roubo e abate clandestino na região.
Homens invadiram uma fazenda em São Sebastião do Passé, na região metropolitana de Salvador (BA), mataram sete vacas prenhas, levaram suas carnes e deixaram os restos dos animais lá. A ação, que deixou vestígios de crueldade, é apenas um dos muitos casos denunciados por fazendeiros e pecuaristas da região de abate clandestino e roubo de gado.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a TV Bahia, afiliada da Globo, os donos de terras denunciam que há uma quadrilha especializada em abigeato -- nome dado ao crime de roubar e abater cladestinamente gado. A pena prevista é de 2 a 5 anos de prisão.
A União Agro Bahia (Unagro) afirma ter registrado cerca de duas a três ocorrências por mês desse tipo de crime, desde o início do ano. Além do caso relatado em São Sebastião do Passé, há denúncias em São Francisco do Conde e São Gonçalo dos Campos.
Na mesma cidade do caso recente, em junho, outras cinco cabeças de gado foram abatidas de forma similar; em maio, mais sete. Os fazendeiros relatam colocar câmeras de segurança e que estão contratando seguranças particulares para proteger suas propriedades.
O Terra entrou em contato com a Polícia Civil da Bahia para saber mais detalhes sobre os casos, mas a instituição se limitou a dizer que "as investigações estão em andamento e mais informações não serão divulgadas para não intervir no trabalho de Polícia Judiciária".