PUBLICIDADE

SP: com forte calor, Marcha das Vadias tem pequena adesão em Bauru

24 ago 2013 - 17h29
(atualizado às 17h35)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Marcha das Vadias foi realizada em Bauru, no interior de São Paulo, neste sábado</p>
Marcha das Vadias foi realizada em Bauru, no interior de São Paulo, neste sábado
Foto: Talita Zaparolli / Especial para Terra

Sob calor intenso, a Marcha das Vadias realizada em Bauru, no interior de São Paulo, teve pouca adesão na tarde deste sábado. Segundo os organizadores, cerca de 40 pessoas participaram. No evento criado pelos organizadores no Facebook, havia quase 600 confirmações de presença.

<p>Os manifestantes se reuniram em frente à Câmara Municipal e seguiram por uma das principais da cidade</p>
Os manifestantes se reuniram em frente à Câmara Municipal e seguiram por uma das principais da cidade
Foto: Talita Zaparolli / Especial para Terra

Os manifestantes se reuniram em frente à Câmara Municipal e seguiram pela avenida Rodrigues Alves, uma das principais do centro da cidade, até a praça do Líbano. Durante meia hora de caminhada, os participantes carregaram cartazes com dizeres contra o machismo, a homofobia e contra o racismo. “A nossa luta é todo dia! Somos mulheres e não mercadorias”, entoavam. Integrantes do movimento Bauru Acordou também participaram.

“É um absurdo que os homens mexam com as mulheres na rua como se elas fossem um produto. Sou homossexual e também luto pelos nossos direitos, por isso vim apoiar as mulheres”, disse o estudante Matheus Pereira, 17 anos.

No Brasil, segundo os organizadores, a cada dois minutos, cinco mulheres são espancadas e a cada 12 segundos, uma mulher é estuprada. “Só no ano passado mais de 900 mulheres foram vítimas de agressão física em Bauru. O número de casos de estupros em Bauru cresceu 50% no último ano. Essa é uma realidade inaceitável”, disse uma das organizadoras, a pedagoga Gisele Costa.

<p>Durante meia hora de caminhada, os participantes carregaram cartazes com dizeres contra o machismo, a homofobia e contra o racismo</p>
Durante meia hora de caminhada, os participantes carregaram cartazes com dizeres contra o machismo, a homofobia e contra o racismo
Foto: Talita Zaparolli / Especial para Terra

“Apesar do nome ser forte, o contexto é excelente. Essas ‘vadias’ que estão enchendo as ruas estão lutando contra a opressão. O objetivo é mostrar para os machistas que a única inferioridade que existe é a da consciência deles”, avalia o designer Layon Mérola, um dos organizadores.

A Marcha das Vadias é um movimento internacional de mulheres e homens que lutam contra o machismo. O evento, que surgiu em Toronto, no Canadá, em 2011 se espalhou pelo mundo. Esta é a segunda vez que a marcha acontece em Bauru. A primeira edição foi realizada em junho de 2012. Diferentemente das demais marchas realizadas pelo país, em Bauru as participantes não caminharam com os seios à mostra. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade