PUBLICIDADE

Cidades

Sem afetar transporte e comércio, greve vira caminhada em Santa Maria

Não foram registrados atos de violência ou vandalismo nem bloqueio de estradas

11 jul 2013 - 21h51
(atualizado às 21h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Os atos organizados pelas centrais sindicais em todo País, denominado de Dia Nacional de Lutas, ocorreu com sem que o transporte público fosse paralisado em Santa Maria (RS). O que marcou os protestos foram duas caminhadas por ruas centrais da cidade, ambas saindo da principal praça Saldanha Marinho. Não foram registrados atos de violência ou vandalismo nem bloqueios de estradas. A Brigada Militar acompanhou as manifestações, mas não precisou intervir.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/brasil/infograficos/greve-geral/" href="http://noticias.terra.com.br/brasil/infograficos/greve-geral/">Greve Geral</a>

Desde a metade da manhã desta quinta-feira, manifestantes começaram a se reunir na praça Saldanha Marinho, no centro de Santa Maria, com camisetas, faixas e cartazes demonstrando suas reivindicações. Entre os mais de 15 sindicatos representados, havia também alguns integrantes de partidos como Psol e PSTU. De acordo com o Sindicato dos Bancários, 11 agências ficaram de portas fechadas. 

Por volta das 15h, centenas de pessoas participaram da 9ª Caminhada Mundial da Economia Solidária pela Paz e Justiça Social. A atividade fez parte da programação do 2º Fórum Social, da 2ª Feira Mundial de Economia Solidária e 20ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), que foram abertos nesta quinta-feira, com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

Cerca de duas horas depois, uma caminhada do Dia Nacional de Lutas, que reuniu entidades sindicais e estudantis, saiu da Praça Saldanha Marinho e percorreu a avenida Rio Branco até a sede da Associação de Transportadores Urbanos (ATU), que reúne as empresas de ônibus da cidade. Em frente ao local, houve uma vaia coletiva. 

Depois, os manifestantes seguiram em marcha por ruas do Centro, até retornar à praça Saldanha Marinho. No final do ato, que terminou por volta das 19h30, cada representante de uma entidade usou o microfone para apresentar suas reivindicações. 

A caminhada começou com cerca de 600 pessoas e, ao final, chegou a quase 1 mil, segundo a Brigada Militar. Muitas pessoas que participaram antes da caminhada da economia solidária se juntaram aos sindicalistas durante o percurso. As lojas no trajeto da passeata não fecharam as portas, e seus funcionários ainda aplaudiram a manifestação. 

Na estação rodoviária de Santa Maria, as passagens de ônibus intermunicipais, que não circularam nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul por determinação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) começaram a ser vendidas novamente às 19h, para viagens a partir das 21h.

Greve geral
Milhões de trabalhadores prometem cruzar os braços e paralisar serviços fundamentais como bancos, indústria, obras, transporte público e construção civil em várias cidades. Entre as entidades que aderiram a paralisação nacional estão a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), além do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da União Nacional dos Estudantes (UNE). 

Chamado pelos sindicatos de greve geral, o movimento - que pegou carona na onda de protestos que atingiu diversas cidades brasileiras em junho - é o quarto desse tipo em 190 anos, desde a Independência (7 de setembro de 1822). Em 2013, a novidade é a unificação dos sindicatos e movimentos sociais em uma pauta que cobra o avanço do Brasil. 

Veja a lista divulgada pela Força Sindical das cidades que devem participar do dia de paralisações:

ESTADO CIDADES
Amazonas Manaus
Alagoas Maceió
Bahia Salvador, Itabuna, Alagoinhas, Brumado, Caetité, Jequié, Camaçari, Nazaré, São Roque e Itabuna
Ceará Fortaleza
Distrito Federal Brasília
Espírito Santo Vitória
Goiás Catalão e Anápolis
Mato Grosso Cuiabá
Mato Grosso do Sul Campo Grande
Minas Gerais Belo Horizonte e Ipatinga
Pará Belém
Paraná Curitiba
Pernambuco Recife
Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Volta Redonda e Resende
Rio Grande do Norte Natal
Rio Grande do Sul Porto Alegre e Região Metropolitana
Santa Catarina Florianópolis, Criciúma, Itajaí e Chapecó
São Paulo São Paulo, Osasco, Santo André, Guarulhos, São Caetano, Santos, Barretos, Marília, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Franca, Santos, Sorocaba, São José dos Campos, Lorena, Araçatuba, entre outras.
Sergipe Aracaju
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade