SC: temporal causa alagamentos e deixa cidade em alerta no litoral
De acordo com a Defesa Civil, pelo menos cinco bairros estão alagados em Itajaí
Um forte temporal registrado na madrugada desta quinta-feira alagou diversos bairros e deixou a cidade de Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, em alerta máximo. De acordo com as informações da Defesa Civil, pelo menos cinco bairros estão alagados: Carvalho, Ressacada, Fazenda, Dom Bosco e Cidade Nova. A água chegou a invadir as casas e um abrigo foi colocado à disposição da comunidade.
A chuva intensa na madrugada registrou um acumulado de 130 milímetros, índice equivalente a média histórica de todo o mês de abril. Apesar disso, a Defesa Civil local descarta a possibilidade de uma enchente.
A preocupacão é com a situação de alguns morros da cidade, Devido ao tempo instável dos últimos dias, as áreas estariam vulneráveis a deslizamentos de terra. Técnicos estão monitorando os morros do Padre Jacó, Ariribá, Bem-te-vi e Nossa Senhora das Graças.
Em Camboriú, também no litoral, 2 mil familias foram afetadas com alagamentos. Apesar disso, não foram contabilizados desalojados. De acordo com a Defesa Civil, as famílias se recusam a deixar as casas alagadas com medo de ocorrências de saques.
Na região metropolitana de Florianópolis, a chuva ainda causou transtornos deixando vários bairros alagados na cidade de Palhoça. A situação mais complicada é a do bairro Caminho Novo, um dos mais carentes da cidade.
O Centro de Informações de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram) informou que a chuva deve continuar em forma de temporais isolados durante toda a quinta-feira, principalmente no final da tarde. O tempo deve melhorar a partir de sexta e no próximo final de semana, com a chegada de uma massa de ar seco.