SC: chuva causa alagamentos e isola famílias no sul do Estado
- Fabrício Escandiuzzi
- Direto de Florianópolis
A chuva registrada neste domingo causou vários alagamentos e isolou pelo menos 30 famílias em Criciúma, cidade localizada a 190 km ao sul de Florianópolis.
Em bairros como Sangão e Vila Zuleima a água começou invadir casas por volta do meio dia. Moradores precisaram retirar móveis e deixar suas casas por orientação da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. O salão paroquial de uma igreja está sendo usado para que os moradores guardem seus pertences, já que a chuva não deu trégua durante toda a tarde.
De acordo com as informações da Defesa Civil, foram registrados deslizamentos de terra nos bairros Santa Catarina e Morro do Céu. Não há informações sobre pessoas feridas.
Ainda no sul catarinense, os municípios de Morro Grande, Nova Veneza, Cocal do Sul e Timbé do Sul contam com vários bairros alagados e cerca de 80 pessoas isoladas devido a alagamentos em comunidades rurais.
Na rodovia SC 455, que liga as cidades de Criciúma e Siderópolis, o trânsito está em meia pista devido a uma queda de barreira que danificou o asfalto.
O que preocupa as autoridades é o nível do Rio Araranguá, que já está 1,80m acima do normal. Como a chuva ainda não cessou, existe a possibilidade de que dezenas de famílias sejam evacuadas de áreas ribeirinhas.
A chuva desta madrugada alagou também algumas ruas em Capivari de Baixo e Tubarão. A BR-101 ficou parcialmente bloqueada por cercade uma hora entre as duas cidades.