PUBLICIDADE

RS: desfile farroupilha tem 'caveirinhas' e churrasco em cima de caminhão

20 set 2013 - 11h26
(atualizado às 12h18)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Desfile farroupilha nesta sexta-feira teve churrasco em cima de caminhão na capital gaúcha</p>
Desfile farroupilha nesta sexta-feira teve churrasco em cima de caminhão na capital gaúcha
Foto: Daniel Favero / Terra

O desfile tradicionalista da semana farroupilha ocorreu na manhã desta sexta-feira, na avenida Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), com a participação de diversos movimentos tradicionalistas gaúchos. O evento foi dividido em três partes: cívico, comunidade e tradicionalismo. O evento contou com encenação da lenda do Negrinho do Pastoreio, churrasco em cima de carro alegórico prendas, peões, cavalos e tudo mais que permeia a cultura gaúcha, que tem o ápice de sua celebração no dia 20 de setembro, data que remete à revolução farroupilha.

Dicionário para entender o que os gaúchos falam

Por volta das 9h, o vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul, Beto Grill, saudou a tropa da Brigada Militar (BM) e teve início o desfile com veículos da corporação, com um ônibus que trazia crianças decorado com uma faixa com os dizeres “nossos caveirinhas”, numa alusão aos membros da unidade de elite da polícia. Após essa parte - na qual desfilaram a BM, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias e Corpo de Bombeiros -, se apresentaram representantes do Orçamento Participativo.

Por volta das 10h, começou o desfile tradicionalista composto pelos piquetes de diferentes Centros de Tradição Gaúcha (CTGs). "Agora começa o nosso trabalho", dizia um gari, já prevendo o volume de esterco de cavalo que é recolhido no desfile anual.

Em cima de um caminhão, tradicionalistas traziam um churrasco típico, assando uma costela. A proximidade da cultura gaúcha com os costumes uruguaios e argentinos também foi lembrada durante o evento, com as bandeiras de ambos os países.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade