PUBLICIDADE

Rio: garis decidem manter greve até governo negociar impasse

Paralisados há seis dias, garis negam envolvimento político e afirmam que 'isso é sobre salário'; quem não aderiu à greve trabalha com escolta

6 mar 2014 - 12h39
(atualizado às 17h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Garis decidiram manter a greve no Rio de Janeiro; paralisação entra no 6º dia com muito lixo nas ruas
Garis decidiram manter a greve no Rio de Janeiro; paralisação entra no 6º dia com muito lixo nas ruas
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Os cerca de 500 garis que se reuniram em frente à sede da Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) na manhã desta quinta-feira no Rio de Janeiro decidiram manter a greve da categoria, que começou no último sábado. O movimento quer um encontro com representantes da prefeitura para negociar nova proposta de ajuste salarial e melhores condições de trabalho, em vez da que foi acordada pelo sindicato e pela Comlurb na segunda feira e que prevê aumento de cerca de R$ 70. Os garis reivindicam um reajuste de R$ 400.

Eles negam as acusações de envolvimento politico do movimento. "Isso não tem a ver com politica, mas com salário. Eu quero um salário justo", afirmou o gari Celio Viana, há 12 anos na Comlurb. Segundo ele, a diretoria do sindicato dos garis é a mesma há décadas e não representa os interesses dos trabalhadores. Ele não soube precisar, no entanto, qual é a adesão da greve. "É só você olhar a sujeira da cidade."

Equipes da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) que não aderiram à greve saíram para trabalhar escoltados por seguranças privados e policiais militares. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, nem todas as equipes estão sendo escoltadas. A prioridade foi dada aos grupos que estão trabalhando em áreas onde houve piquetes ontem.

Com garis em greve, lixo toma conta de ruas no Rio de Janeiro

Colaborou com esta notícia o leitor José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Com informações da Agência Brasil
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade