PUBLICIDADE

Quase 300 pinguins são encontrados mortos em 40 dias em Florianópolis

Encalhe é considerado comum para a época do ano na região

15 jul 2022 - 13h14
(atualizado às 13h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Em 26 de julho, ocorreu o encalhe de 41 pinguins entre a Barra da Lagoa e a Praia do Moçambique
Em 26 de julho, ocorreu o encalhe de 41 pinguins entre a Barra da Lagoa e a Praia do Moçambique
Foto: Amanda Lucena Fernandes/Associação R3 Animal

Ao menos 290 pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foram encontrados mortos em praias de Florianópolis (SC), nos últimos 40 dias, período de temporada da espécie. A maioria foi resgatada durante o monitoramento diário, realizado pela Associação R3 Animal. 

De acordo com a instituição, o primeiro registro ocorreu em 29 de maio, e o último, na quinta-feira, 14. Somente em um único dia, 41 aves foram resgatadas mortas entre a Barra da Lagoa e a Praia do Moçambique. Dos 19 pinguins resgatados vivos, apenas cinco resistiram e seguem em reabilitação.

"No exame de necropsia, a maioria dos animais apresentam alterações compatíveis com afogamento por interação antrópica (captura não intencional por petrechos de pesca), além de sinais de desnutrição devido ao longo caminho percorrido durante a migração e falta de alimento neste período", explica a médica veterinária Janaína Rocha Lorenço.

O encalhe diário é considerado comum nesta época do ano, e pode seguir até a primavera. Ainda segundo a associação, os animais resgatados com vida geralmente estão no primeiro ano de vida, e encaram pela primeira vez a migração desde a Patagônia. Como são inexperientes, após esse longo trajeto eles chegam exaustos e magros, e alguns não resistem.

Animais foram encontrados morto em praias de Florianópolis
Animais foram encontrados morto em praias de Florianópolis
Foto: Amanda Lucena Fernandes/Associação R3 Animal

Dos pinguins que deram entrada vivos no R3 Animal, apenas cinco sobreviveram e estão em tratamento. Atualmente, dez pinguins estão em reabilitação, sendo dois da temporada passada, que encalharam no início do ano, dois resgatados pela Univali, no Litoral Norte, e um resgatado pela Univille, na região de São Francisco do Sul.

Atenção

O que chama atenção da instituição, é o encalhe em massa, que ocorreu no dia 26 de junho. A técnica de monitoramento Amanda Lucena Fernandes encontrou 41 pinguins mortos entre as praias da Barra da Lagoa e do Moçambique. Já no dia seguinte, a profissional Paula Azevedo Figueiredo encontrou mais 14 no mesmo trecho.

Balanço anual

Ainda segundo a R3 Animal, o número de pinguins encontrados encalhados nas praias da Ilha de Santa Catarina está dentro do padrão esperado, visto que em 2021, foram registrados 1.728 pinguins nas praias da Ilha, e apenas 178 estavam vivos no momento do resgate.

Somente neste ano, 578 animais marinhos foram encontrados na Ilha de Santa Catarina. Apenas 92 estavam vivos no momento do resgate. Deste número, 456 eram aves. Foram encontrados 21 mamíferos marinhos, sendo 18 golfinhos mortos, entre eles 13 toninhas (Pontoporia blainvillei), o golfinho mais ameaçado de extinção do Atlântico Sul.  

Os outros três mamíferos eram leões-marinhos-do-Sul (Otaria flavescens). Dois mortos e outro vivo, que estava caquético e foi trazido ao Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), mas não resistiu.

Neste mesmo período, 101 tartarugas marinhas foram resgatadas, apenas três estavam vivas e foram entregues no Projeto Tamar Sul para reabilitação. Por outro lado, até o dia 30 de junho, foram reabilitados 95 animais marinhos. 

Alguns chegam tão exaustos, debilitados, desidratados, hipotérmicos e desnutridos que vão direto para a incubadora
Alguns chegam tão exaustos, debilitados, desidratados, hipotérmicos e desnutridos que vão direto para a incubadora
Foto: Nilson Coelho/ Associação R3 Animal
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade