PUBLICIDADE

Protestos contra terceirização marcam Dia de Paralisações

Centrais sindicais e trabalhadores estão mobilizados contra terceirização, medidas provisórias 664 e 665 e ajuste fiscal

29 mai 2015 - 09h01
(atualizado às 11h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Manifestantes fecharam a avenida Nações Unidas, na zona sul
Manifestantes fecharam a avenida Nações Unidas, na zona sul
Foto: Marcos Bezerra / Futura Press

Nesta sexta-feira (29), centrais sindicais e trabalhadores de diferentes categorias estão mobilizados contra o projeto de lei sobre a terceirização, as medidas provisórias 664 e 665 e o ajuste fiscal. As manifestações, que tiveram início por volta das 5h30, marcam o Dia Nacional de Paralisações em todo o País.

Ao menos sete estados (Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo) já registram mobilizações nesta manhã. Em São Paulo, os focos de concentração de manifestantes foram na Marginal Pinheiros, Ponte das Bandeiras e no portão principal da USP.

Acompanhe protestos pelo Brasil

Siga o Terra Notícias no Twitter

Centrais sindicais e movimentos sociais avaliam que a lei da terceirização vai reduzir salários e aumentar a carga horária dos trabalhadores. As MPs 664 e 665, que fazem parte do ajuste fiscal proposto pelo governo, também são consideradas prejudiciais, por alterar regras de pensão, auxílio doença, abono salarial e seguro-desemprego. Os ajustes fiscais promovidos pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, contemplam um corte de R$ 69,9 bilhões em gastos no orçamento de 2015, afetando todos os ministérios.

Segundo a Central Única de Trabalhadores (CUT), há possibilidade de uma greve geral em todo o Brasil nos próximos dias. "Há a possibilidade de greve geral no país, por conta das medidas que estão sendo aprovadas pelo Congresso, o ritmo acelerado que as votações estão acontecendo. Isso será discutido, sim", diz Adi dos Santos Lima, presidente da CUT-SP.

Dilma critica terceirização irrestrita e pede regulamentação:

Colaboraram com esta notícia os leitores Douglas Ferreira de Sousa, de Osasco (SP), Laércio Bispo, de São Paulo (SP), Elisa Mazzuca, de Guarulhos (SP), e Rodrigo F. Morais, de Americana (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade