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Procon-RJ vai autuar SuperVia por falhas no atendimento a passageiros

22 jan 2014 - 21h24
(atualizado às 21h26)
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A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro (Seprocon-RJ) vai notificar e multar a SuperVia, concessionária que administra os trens urbanos no Estado, por irregularidades no serviço prestado à população. Nesta quarta-feira, em visita à estação São Francisco Xavier, uma equipe da secretaria constatou falhas no atendimento prestado pela SuperVia aos passageiros. Segundo o Procon, essas falhas aumentaram a confusão provocada pelo descarrilamento de um trem, no início desta manhã, que acabou prejudicando a circulação das composições em várias estações.

Veja a evolução das obras do Metrô/SuperVia 

A estação São Francisco Xavier concentrava os usuários dos ramais Japeri, Santa Cruz e Deodoro, já que os trens dessas linhas só estavam trafegando até ali. De acordo com o Procon, havia apenas um funcionário da SuperVia em uma das duas saídas da estação distribuindo vale-viagem e declaração atestando o atraso causado aos passageiros. Nenhuma orientação era prestada nas plataformas e nenhum aviso era dado pelo sistema de som. O Procon informou que os passageiros caminhavam pelos trilhos sem que funcionários da SuperVia os orientassem, e o dinheiro da passagem não estava sendo devolvido a quem solicitasse no lugar do vale-viagem.

Algumas estações estão sem operação de trens há mais de 11 horas. De acordo com a concessionária, os ramais de Saracuruna e Belford Roxo voltaram a operar integralmente às 16h desta quarta-feira, com intervalos  regulares. Os ramais de Deodoro, Japeri e Santa Cruz, no entanto, continuam fora de operação.

A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) informou que os ônibus de linhas municipais e intermunicipais das empresas filiadas vão aceitar os bilhetes da SuperVia. A medida objetiva viabilizar a volta para casa dos passageiros. 

Agência Brasil Agência Brasil
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