Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Praias do Rio ganharão guarda-sóis coloridos em dezembro

30 out 2012 - 12h21
(atualizado às 12h27)
Compartilhar

Paula Bianchi
Direto do Rio de Janeiro

Guarda-sois das praias do Rio ganharão novas cores e texturas
Guarda-sois das praias do Rio ganharão novas cores e texturas
Foto: Divulgação

A partir de dezembro as praias do Rio de Janeiro irão deixar de lado o monocromático vermelho dos guarda-sóis padronizados que tomam conta da orla em prol de uma praia mais colorida. A iniciativa partiu do prefeito Eduardo Paes (PMDB), que considera o vermelho único um "absurdo" que vai contra o espírito do carioca.

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) apresentou nesta terça-feira o cronograma da Operação Verão 2013 e as novas padronagens, assinadas pela designer Leila Fittipaldi. Segundo a Seop, o objetivo da prefeitura é "vestir as praias do Rio com texturas de cores tiradas da própria paisagem - a areia, o pôr do sol, o azul e verde do mar e do céu".

Os guarda-sóis serão feitos e distribuídos aos barraqueiros pela Associação do Comércio Legalizado de Praia (Ascolpra) a partir de 10 de dezembro. O vermelho único das cadeiras e guarda-sóis começou no verão de 2010, devido a padronização estabelecida em uma resolução da Seop para reorganizar o comércio dos barraqueiros nas praias e facilitar o trabalho da fiscalização.

Ordenamento das praias

Dentro da proposta de ordenamento das praias, os destaques da fiscalização neste verão serão as 36 barreiras de contenção para coibir o comércio ambulante não autorizado e o patrulhamento a pé no espelho d'água. A prática esportiva à beira d'água está proibida das 8h às 17h e só nesse horário junto ao calçadão. O uso de cerol em pipas e cachorro na areia não é permitido em qualquer horário.

A área de atuação da fiscalização nas praias está compreendida entre o Flamengo e o Recreio dos Bandeirantes. Serão mobilizados 474 agentes e, nos fins de semana, o efetivo será aumentado em mais 100 pessoas. Serão destinados 16 reboques para atuar contra o estacionamento irregular na orla.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra