PUBLICIDADE

Polícia identifica tutores e prende homem em flagrante após ataque de pitbulls a escritora no Rio

Segundo a Polícia Civil, homem preso responderá por maus-tratos a animais; escritora Roseana Murray está internada em estado grave

5 abr 2024 - 18h10
(atualizado às 18h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Escritora Roseana Murray é atacada por pitbulls no RJ:

Um homem foi preso em flagrante e outras duas pessoas estão detidas após serem identificados como os donos dos cães que atacaram a escritora Roseana Murray, de 73 anos, nesta sexta-feira, 5. De acordo com a Polícia Civil, os cachorros da raça pitbull foram encontrados em lugar insalubre e apertado. Roseana está internada em estado grave e teve de amputar o braço direito após o ataque. 

O suspeito preso, que afirma não ser o responsável pelos cachorros, responderá por maus-tratos a animais e adulteração - com ele, a polícia apreendeu uma motocicleta com numeração raspada. Já os outros dois detidos afirmam ser os donos dos cães e parentes do preso. Eles prestam depoimento na tarde desta sexta. A informação é do jornal O Globo e confirmada pelo Terra

O responsável titular pela 124ª Delegacia de Polícia de Saquarema, André Luiz Salvador Bueno, afirmou que uma equipe da perícia compareceu no local e constantou as más condições do espaço em que os cães estavam confinados. "Os cachorros aparentavam estar debilitados, ofegantes e muito estressados", afirmou o delegado.

A escritora e poetisa foi atacada por três pitbulls enquanto fazia uma caminhada, na manhã desta sexta em Gravatá, bairro de Saquarema, região dos lagos do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o estado de Roseane é grave, mas estável. Ela foi levada de helicóptero pelo Corpo de Bombeiros até o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. 

Submetida a cirurgia, a escritou passou pela amputação do braço direito e operação de reconstrução do braço esquerdo e dos lábios. Ela também perdeu uma orelha no ataque, segundo o hospital. Testemunhas afirmam que ela chegou a ser arrastada por cinco metros pelos cachorros. 

O caso foi registrado e é investigado pela 124ª DP como  maus-tratos a animais, lesão corporal culposa e omissão na cautela de animais. 

Escritora Roseana Murray é atacada por pitbulls no RJ
Escritora Roseana Murray é atacada por pitbulls no RJ
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Quem é Roseana Murray?

Roseane Murray é nome importante da literatura infantil e tem livros publicados pelas maiores editoras do País, como Suspiros de Luz (Escarlate, selo da Companhia das Letras) e Jardins (Grupo Editorial Global).

A escritora nasceu no Rio de Janeiro, em 1950. Formada em Literatura e Língua Francesa em 1973, na Universidade de Nancy, ela já tem mais de cem livros publicados e recebeu prêmios importantes, como O Melhor de Poesia, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em 1986, 1990 e 1997. Por Jardins, recebeu o Prêmio Academia Brasileira de Letras para livro infantil, em 2002.

Roseane também faz parte da Lista de Honra do Organismo Internacional I.B.B.Y, que inclui os melhores escritores de literatura infanto-juvenil do mundo. Ela mantém um canal no YouTube, em que apresenta seus livros ao público.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade