Peão morre pisoteado por touro em rodeio no interior de SP
- Rose Mary de Souza
- Direto de Campinas
O peão Agenor Carlos dos Santos, 35anos, morreu pisoteado por um touro na madrugada desta sexta-feira(21) em Hortolândia, região de Campinas. Ele participava da competição na festa de rodeio da cidade, que recebia um público estimado em 15 mil pessoas pela organização do evento.
Santos conseguiu ficar três segundos em cima do animal, mas foi derrubado. Após a queda o touro, com cerca de 800 kg atingiu seu corpo com várias patadas, inclusive um pisão no tórax que teria causado o ferimento fatal.
A vítima foi socorrida e levada para o Pronto Socorro do Hospital Estadual Mário Covas, mas não resistiu. Segundo as informações divulgadas pela polícia, o peão teve afundamento do peito. Ele morava em Campinas, era casado e tinha 3 filhos.
O organizador do evento, Renan Rochite, da VR Equipe de Rodeios, afirmou que a morte foi uma "fatalidade". Segundo ele, foram as obedecidas todas as normas de segurança e o peão usava capacete e um colete de proteção. Além disso, a arena contava com dois "salva vidas" e equipe de socorro médico. "Foi uma fração de segundos, em que o peão caiu embaixo do touro", afirmou.
Conforme Rochite, em 2010 serão realizados cerca de 300 mil eventos desse tipo no Brasil. Segundo ele, o rodeio continua nesta sexta-feira, conforme o planejado, apesar do incidente.