Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

MP critica resposta do governo paulista sobre racionamento

O governo do estado de São Paulo e a Sabesp terão até o dia 14 deste mês para apresentar documentos que provem que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para resolver a crise hídrica

6 ago 2014 - 21h02
(atualizado às 21h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Para tentar conter crise da água em São Paulo, Sabesp inicia retirada da água do chamado volume morto
Para tentar conter crise da água em São Paulo, Sabesp inicia retirada da água do chamado volume morto
Foto: Alan Morici / Terra

O Ministério Público Federal (MPF) disse nesta quarta-feira que a resposta dada pelo governo do estado de São Paulo e pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) sobre a necessidade de racionamento de água no estado é “incompleta e insatisfatória”.

No último dia 28 de julho, o MPF recomendou o imediato início do racionamento nas regiões abastecidas pelo Sistema Cantareira e pediu que o governo e a Sabesp apresentassem projetos para colocá-lo em prática.

Na última segunda-feira, o Palácio dos Bandeirantes e a concessionária informaram ao MPF que não haverá racionamento porque “todas as medidas possíveis e adequadas estão sendo adotadas” para solucionar a crise hídrica.

“Para os procuradores que atuam no caso, entretanto, a resposta é incompleta e insatisfatória, já que não está subsidiada por documentos que sustentem a argumentação. Na tarde de hoje, em reunião da qual participaram representantes do governo estadual e da Sabesp, o Ministério Público estipulou o dia 14 deste mês como data limite para apresentação dos documentos pelos órgãos responsáveis”, informa nota do MPF.

A recomendação do MPF é baseada em estudo de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), segundo o qual as reservas hídricas do Sistema Cantareira podem secar totalmente em menos de 100 dias.

A crise no sistema Cantareira A crise no sistema Cantareira

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade