Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morte de criança em cânion no RS: o que se sabe até o momento?

Bianca Bernardon Zanella, de 11 anos, era de Curitiba (PR) e estava no local em viagem com a família

11 jul 2025 - 16h51
(atualizado às 17h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Bianca Bernardon Zanella, de 11 anos, faleceu ao cair de um mirante no Cânion Fortaleza, RS, enquanto estava em viagem com a família; o resgate levou 10 horas e as circunstâncias estão sob investigação.
Criança morreu após cair no Cânion Fortaleza, no Rio Grande do Sul
Criança morreu após cair no Cânion Fortaleza, no Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação/Polícia Civil RS

A morte de uma menina de 11 anos ao cair de um mirante do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, chocou o Brasil na noite da última quinta-feira, 10. 

Equipes do Corpo de Bombeiros, Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre e da Brigada Militar foram mobilizados para o resgate, que levou cerca de 10 horas para ser concluído. A menina foi encontrada sem vida pelos bombeiros, após cair cerca de 70 metros de altura. Mas, afinal, o que se sabe sobre o acidente? Confira abaixo!

Quem é a vítima?

Bianca Bernardon Zanella, de 11 anos, era de Curitiba (PR) e estava no local em viagem com a família. A garotinha deixa dois irmãos, de 9 e 5 anos. 

O que aconteceu?

A família estava em um ponto mais alto do Parque Nacional da Serra Geral quando se preparava para voltar para a base, onde há uma lanchonete. A mãe estava na frente com os outros dois filhos menores. O pai ficou para trás com a menina mais velha, que saiu correndo em direção ao cânion, para longe da família. O pai tentou correr atrás, mas não conseguiu alcançá-la a tempo.

Como foi feito o resgate do corpo?

Para localizar a criança, o Corpo de Bombeiros utilizou um drone com câmera térmica. Equipes das cidades de Canela, Gramado, além do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre, com apoio da aviação da Brigada Militar, se mobilizaram na ação.

Com a garota a 70 metros do ponto da queda, os agentes precisaram descer de rapel para realizar o resgate, que foi concluído por volta das 23h, cerca de 10 horas após a queda, com a menina já sem vida.

Corpo de Bombeiros trabalha em resgate
Corpo de Bombeiros trabalha em resgate
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O que diz a polícia?

Ao Terra, a delegada Fernanda Aranha, da Delegacia de Cambará do Sul, informou que a Polícia Civil foi acionada durante a tarde, e identificou os pais da vítima e os responsáveis pelo parque.

Os agentes fizeram diligências preliminares para esclarecer a dinâmica do acidente, atender os familiares e requisitar perícias. Algumas pessoas foram ouvidas na delegacia. Um inquérito policial foi instaurado para apurar todas as circunstâncias dos fatos.

Corpo de Bombeiros trabalha em resgate
Corpo de Bombeiros trabalha em resgate
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O que diz a concessionária que cuida do parque?

Em nota divulgada nas redes sociais, a Urbia lamentou a tragédia e demonstrou solidariedade aos familiares. A companhia ainda afirmou que cooperou com as autoridades desde o recebimento da notícia da queda e que segue trabalhando em conjunto com as investigações. O parque está fechado nesta sexta-feira, 11. 

O que dizem as autoridades?

Por meio das redes sociais, a prefeitura de Cambará do Sul emitiu uma nota de luto sobre o caso. A postagem demonstrou solidariedade aos pais e familiares, “desejando força e consolo neste momento de dor imensurável”.

“Agradecemos, com respeito e admiração, às equipes de resgate que atuaram com coragem, técnica e incansável dedicação. Hoje, o silêncio das montanhas reflete a dor de toda nossa cidade. Que essa criança descanse em paz”, completou o comunicado. 

O governador Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, também falou sobre o caso, por meio das redes sociais. Ele destacou o trabalho das autoridades na ação e se solidarizou com amigos e familiares.

Governador do RS lamenta morte de menina que caiu de cânion:

Onde fica o Cânion Fortaleza?

O ponto turístico fica localizado no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul. De acordo com a prefeitura da cidade, o cânion possui 7,5 km de extensão, 2.000 metros de largura, pontos de até 900 metros de altura e uma altitude de 1.157 metros acima do nível do mar.

O nome ‘Fortaleza’ vem do formato de seus paredões, que lembram muralhas fortificadas. 

Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul
Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul
Foto: Reprodução/Maps
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade