PUBLICIDADE

Cidades

MG: primeiras garis mulheres lidam com preconceito e cantada

Viviane, Karen e Sinara contaram ao Terra como lidam com as dificuldades diárias do trabalho de recolher lixo pelas ruas de Belo Horizonte

27 nov 2014 - 08h59
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Viviane, Karen e Sinara são as primeiras garis mulheres da capital mineira</p>
Viviane, Karen e Sinara são as primeiras garis mulheres da capital mineira
Foto: Ney Rubens / Especial para Terra

A presença de Viviane, Karen e Sinara gera alguns olhares curiosos na garagem da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), no bairro Calafate, em Belo Horizonte, mas as primeiras garis mulheres da cidade revelam que conseguiram acabar com a desconfiança entre os funcionários em poucos dias. "Tem mais elogio do que preconceito. É tranquilo, a gente respeita eles e eles respeitam a gente", contou Sinara Pedroso Ramos, 33 anos.

O encontro descontraído com os homens acontece durante a troca de turno, depois da jornada de trabalho, que vai das 8h da manhã às 14h, quando elas retornam à sede da empresa no caminhão. Porém, o ambiente agradável, encontrado por elas no trabalho, muitas vezes não é visto nas ruas.

<p>Encontro descontraído com os colegas homens acontece durante a troca de turno</p>
Encontro descontraído com os colegas homens acontece durante a troca de turno
Foto: Ney Rubens / Especial para Terra

Karen Cristina dos Santos Ribeiro, 18 anos, revelou que quando aceitou o emprego para a atividade de recolher lixo pelas ruas de BH, há seis meses, ficou com medo da reação das pessoas: "Já vieram falar que lugar de mulher é em casa, passando roupa, mas eu ignoro. Eu sei do que sou capaz", lembrou.

Para Viviane Patrícia de Souza, 33 anos, que já trabalhava como varredora de rua, além do preconceito, foi difícil acostumar com a rotina. "Nos primeiros dias as pontas dos dedos ficaram bem dormentes, mas no decorrer das semanas, o corpo foi acostumando. Hoje, a gente não sente mais nada", disse.

Mas elas procuram lidar com as dificuldades do dia-a-dia com bom humor. Viviane, casada e mãe de três filhos, acha graça das cantadas que recebe: "Sempre tem alguém que mexe. Falam assim: 'agora eu quero virar lixo, vou fichar nessa firma'. Sempre tem uma piadinha", contou.

De batom e unha pintada, garis mulheres chamam atenção em BH:

Já Karen adora a exposição. "Todo mundo quando vê, acha que a gente é artista. Quando a gente para perto do ônibus, as pessoas ficam filmando, tirando foto. Já pediram uns 200 autógrafos pra gente". Ela faz questão de não deixar a vaidade de lado. "Só por que trabalhamos no lixo, as pessoas acham que a gente é sujo. Tampam o nariz. Por isso que a gente quer mostrar a imagem da mulher bela, sempre maquiada, com joias, brinco. A gente não deixa cair o astral", afirmou.

Pioneiras na capital mineira, elas celebram a satisfação de ter o serviço reconhecido. "Eu me sinto uma guerreira, coisa que as pessoas achavam que era só homem que faziam, nós estamos mostrando que não", vibra Viviane.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade