Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cidades

Publicidade

Locomotiva de 1912 reabre para visitas guiadas em Ribeirão Preto

Patrimônio ferroviário restaurado recebe grupos durante a semana e público geral aos sábados no Parque Maurílio Biagi

26 jun 2026 - 14h28
Compartilhar
Exibir comentários

A Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) retomou as visitas guiadas à maria-fumaça Amália 12. O patrimônio ferroviário, fabricado em 1912, passou por restauração com a preservação de peças originais e está exposto na miniestação Luiz Henrique Paschoalin, localizada no Parque Maurílio Biagi.

Foto: Imagem: gerada por IA / Portal Terra / TerrAI

Como funcionam as visitas

De segunda a sexta-feira, o espaço funciona das 10h às 16h para grupos, mediante agendamento prévio. Aos sábados, o atendimento ocorre das 9h30 às 11h30, com a presença de um guia no local para orientar o público.

História no transporte de café

A locomotiva foi produzida pela empresa alemã Borsig. Segundo a administração municipal, restam apenas três unidades deste modelo no Brasil, com as outras duas localizadas nos municípios paulistas de Itapetininga e Jaguariúna.

A Amália 12 atuou no transporte de café até o Porto de Santos. A máquina pertenceu à Estrada de Ferro Araraquara, foi adquirida pela Usina Amália e, posteriormente, doada ao município de Ribeirão Preto pelas Indústrias Matarazzo.

Serviço

  • Local: Parque Maurílio Biagi (miniestação Luiz Henrique Paschoalin)
  • Horários: Segunda a sexta, das 10h às 16h; sábados, das 9h30 às 11h30
  • Agendamento (dias úteis): (16) 98109-2477
TerrAI Texto gerado com ajuda de Inteligência Artificial e editado pelo nosso time de jornalistas.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra