A 5ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo suspendeu a execução de um dos contratos de execução das obras da Linha 17 - Ouro do Metrô, o monotrilho da zona sul, até que a empresa estatal pague atualizações monetárias sobre as obras já realizadas pelo consórcio Monotrilho Integração. A decisão, de caráter liminar, ainda cabe recurso.
Fotos das obras
Foto: Metrô de São Paulo
A decisão atinge o principal contrato da obra, que inclui a instalação das vigas de sustentação dos trens, o material rodante e o sistemas de sinalização. As obras para a construção das estações e do pátio de manobras das composições, que são em contratos separados, continuam autorizadas.
Movida pelas empresas Andrade Gutierrez, CR Almeida, Scomi Engineering e MPE, a ação busca o pagamento dos valores de atualização monetária retidos em faturas emitidas pelo consórcio no valor de R$ 11 milhões. O montante foi mensurado em março deste ano. A defesa do Metrô, por sua vez, alega que a correção não é devida visto que o atraso no pagamento foi imputado ao próprio consórcio e, portanto, não deve ser acolhido.
Segundo a juíza Carmen Oliveira, ainda que o atraso possa ter sido causado pelo consórcio, o valor do contrato firmado com o Metrô ainda é devido e a decisão de não aplicar índices que reflitam a variação da inflação implica em penalização do consórcio contratado para executar as obras, o que é "inadmissível".
"Em nenhum momento o contrato celebrado relaciona a incidência da correção monetária com o cumprimento do cronograma pelo Consórcio contratado ou, ainda, à eventual culpa deste por eventual atraso ou inadimplemento", escreveu a magistrada. "Ocorre que, acaso pago apenas o valor nominal após o vencimento previsto na avença, o contratante não estará mais pagando o valor efetivamente previsto, porquanto aquele montante, em razão dos efeitos inflacionários, já não corresponde à quantia original, configurando-se, assim, o enriquecimento ilícito do contratante que, em verdade, desembolsa valor inferior ao que foi efetivamente ajustado."
A juíza também ressaltou que as questões de cunho técnico envolvendo o contrato, como os motivos e os responsáveis pelos atrasos na construção do monotrilho, serão avaliados por perícia judicial.
O Metrô foi procurado para comentar o caso, mas ainda não se posicionou.
Veja também:
Carlo’s Bakery São Paulo
Carlo’s Bakery é a famosa confeitaria do confeiteiro celebridade Buddy Valastro, o Cake Boss. Cannolis recheados, lobster tail (doce de massa folheada recheado com creme francês), cookies, e os tradicionais bolos confeitados com pasta americana são apenas alguns exemplos de produtos que pode ser encontrado ali. São cerca de 80 produtos da marca de Buddy disponíveis na confeitaria, entre eles.
O Museu da Imagem e do Som não está entre os museus de mais fácil acesso da cidade de São Paulo, mas, se você prefere não pegar um ônibus e está disposto a caminhar cerca de 20 minutos, pode descer na nova estação Oscar Freire! O MIS é famosos por suas exposições diferentes e bem elaboradas. Com a filosofia de registrar e preservar a imagem e o som do passado e do presente para um levantamento de um painel da vida brasileira nos aspectos humanos, sociais e culturais, conta com mais de 200 itens e possui uma programação bem diversificada, incluindo populares exposições temporárias.
Endereço: Av. Europa, 158 - Jardim Europa
Foto: Ding Musa/Divulgação / Guia da Semana
Praça Benedito Calixto
Nas manhãs de sábado, a Praça Benedito Calixto se transforma no passeio ideal para quem quer curtir uma feirinha diferente e conhecer a diversidade cultural da cidade. Por lá, é possível encontrar de tudo: móveis vintage, artigos históricos, roupas, bijuterias, artefatos indianos, discos raros e até mesmo peças de brechós. A infinidade de possibilidades e descobertas combina exatamente com a proposta da feirinha: um encontro entre costumes, estilos e culturas. No final da tarde, é possível ouvir música ao vivo, além de apreciar de Foodtrucks. Aos domingos, um espaço ao lado da praça é dominado pelo Panela na Rua, que traz até 30 opções de pratos elaborados, sanduíches gourmet, comidas veganas, doces e bebidas artesanais.
Foto: Shutterstock / Guia da Semana
Arturito
Que tal descer na Oscar Freire e caminhar até o restaurante de uma celebridade? Desde 2008, Paola Carosella comanda o Arturito, localizado em na Rua Artur de Azevedo. Segundo ela, o restaurante tem uma cozinha simples, feita com os melhores ingredientes disponíveis na cidade. O cardápio é focado na cozinha clássica mediterrânea, mas também é influenciado pelas raízes, origens e desejos da famosa chef. O espaço é sofisticado e aconchegante, uma boa opção para um jantar romântico.
Endereço: Rua Artur de Azevedo, 542 - Pinheiros
Foto: Carlos Reinis/Band / Guia da Semana
Rua Oscar Freire
Caso você seja o tipo de pessoa que gosta de passear na rua, aproveite que a nova estação te deixa bem na intersecção com a Rebouças com uma das ruas mais famosas de São Paulo, e dê um passeio por lá. A rua é considerada um dos principais endereços de compras na cidade e, apesar da fama - não inteiramente equivocada - de ser pouco acessível, a rua até que tem uma ou outra loja onde é possível não gastar muito. E se o passeio pelas suas calçadas arrumadinhas cheias de gente bem vestida já não for o suficiente, vale a pena parar em algum restaurante ou bar do momento, como o Bar de Cima.
Foto: Shutterstock / Guia da Semana
Ben & Jerry’s
A primeira unidade da famosa sorveteria americana no Brasil foi inaugurada na Oscar Freire em 2014. Desde então, a empresa já abriu mais três unidades em São Paulo, mas a primeira continua sendo a maior. Em espaço divertido e acolhedor, você pode experimentar alguns dos famosos sabores sentado dentro de uma Kombi. Experimente algumas das inusitadas opções como cholate therapy ou o delicioso coffee coffee buzz buzz buzz. Lá você também pode encomendar incríveis bolos de sorvete.
Endereço: Rua Oscar Freire, 957 – Cerqueira César
Foto: Shutterstock / Guia da Semana
Z Deli Sandwich Shop
A Z Deli é uma das hamburguerias mais bem conceituadas da cidade e tem não uma, mas duas unidades próximas à Estação Oscar Freire. Você pode seguir a Rua Oscar Freire e em menos de dez minutos você chega à unidade da Hadock Lobo, ou, se você estiver afim de caminhar um pouco mais, pode seguir a Rebouças até Pinheiros por quinze minutos e comer na unidade da Rua Francisco Leitão. De qualquer forma, você não vai se arrepender, mas fique atento – as filas de espera costumam ser grandes.