PUBLICIDADE

Incêndio atinge depósito de combustíveis e causa explosões no RJ

Corpo de Bombeiros combate as chamas desde as 11h30 em área residencial. Fogo se espalhou e atingiu casas vizinhas

23 mai 2013 - 12h02
(atualizado às 15h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Incêndio ocorre no momento em que Duque de Caxias celebrava o Dia Municipal de Redução de Desastres
Incêndio ocorre no momento em que Duque de Caxias celebrava o Dia Municipal de Redução de Desastres
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de combustíveis na tarde desta quinta-feira na rua Geraldo Rocha, Jardim Primavera, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O local fica às margens da rodovia Rio-Teresópolis. O fogo provocou diversas explosões, mas, até as 14h, não havia informações sobre feridos.

Ao todo, seis tanques com material combustível em chamas liberam grande quantidade de fumaça, com explosões. O depósito fica perto da garagem de uma empresa de ônibus. Várias construções já foram tomadas pelas chamas. Os imóveis localizados em um raio de dois quarteirões ao redor do depósito foram evacuados, incluindo uma escola e diversas residências.

A vendedora Marinelza de Oliveira saiu de casa às pressas, pouco antes da residência dela ser consumida pelo fogo. "Nunca tinha visto algo desse tipo em três anos que moro aqui. O cheiro de combustível era muito forte e minha filha passou mal. Os vizinhos me avisaram que estava pegando fogo em seguida. Deixei tudo para trás. Minha casa está completamente destruída", disse, emocionada.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, seis quartéis foram acionados para o local, incluindo o Grupamento Operacional com Produtos Perigosos. As colunas de fogo e fumaça são vistas a quilômetros de distância e já ultrapassam a altura das casas. Fiações elétricas também foram destruídas, e a concessionária de energia Ampla cortou o fornecimento por medida de segurança.

Por volta das 14h, chegaram ao local caminhões oriundos da refinaria da Petrobras em Duque de Caxias, carregados com uma espuma indicada para combate a incêndios com combustíveis. A prioridade agora é evitar que o fogo atinja dois tonéis cheios de óleo diesel, e há risco de novas explosões.

Moradores relatam que o incêndio teve início por volta das 11h30. Segundo Vilmar Araújo, que trabalha numa empresa de alimentos localizada nos fundos da refinaria, os trabalhadores ouviram uma forte explosão no horário e correram para a rua. Ao saírem, se depararam com uma chama muito alta, "o dobro do que está agora", de acordo com Araújo.

Dia de Redução de Desastres

A secretária de Assistência Social de Duque de Caxias, Cláudia Peixoto, afirma que entre oito e dez casas foram afetadas pelo incêndio. Segundo Cláudia, o fogo se alastrou para um caminhão-tanque, que explodiu e espalhou as chamas aos imóveis vizinhos.

Os desalojados serão levados à igreja Shekinah, onde receberão o apoio de 40 pessoas, entre assistentes sociais, psicólogoso e demais equipes da secretaria.

Cláudia lamentou o fato de que o incêndio ocorra justamente na data em que a cidade, atingida por duas enchentes neste ano, celebra o Dia Municipal de Redução de Desastres. "A cidade acaba de sair de duas enchentes, em Xerém e no Parque Paulista. Depois da água é o fogo", afirmou.

Incêndio produziu densa coluna de fumaça na Baixada Fluminense
Incêndio produziu densa coluna de fumaça na Baixada Fluminense
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Depósito já foi fechado em operação

O depósito incendiado nesta quinta-feira já foi alvo de uma operação da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) em julho de 2012. Na época, a área foi lacrada e cerca de 510 mil litros de combustível foram apreendidos.

No mesmo quarteirão estão localizados três galpões. A distribuidora de derivados de petróleo Petrogold operava sem licença do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e foi autuada por crime de poluição. "O combustível estava sendo armazenado de qualquer forma, sem as devidas medidas de segurança. Isso pode causar graves danos ao meio ambiente. Dois caminhões com 27 mil litros de álcool anidro, cada, foram encontrados vazando o fluído no terreno, podendo contaminar o solo e o lençol freático. Isso é crime previsto na Lei 9.605/98 e eles vão ter que pagar por isso", disse na época o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc. A multa será definida pelo Conselho Diretor do Inea.

Com informações do Jornal do Brasil e da Agência Brasil.

Local do incêndio

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/iframe-incendio-duque-de-caxias/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/iframe-incendio-duque-de-caxias/">Local do incêndio </a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade