Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Imperador': quem é o homem que jogou futebol profissional e virou chefe de facção criminosa no Ceará

José Roberto de Sousa Severo, de 41 anos, é uma das figuras centrais do Comando Vermelho no Estado

6 set 2025 - 17h39
Compartilhar
Exibir comentários
José Roberto, de 41 anos, é um dos líderes do Comando Vermelho do Ceará
José Roberto, de 41 anos, é um dos líderes do Comando Vermelho do Ceará
Foto: Reprodução/PCCE

Um homem chamado José Roberto, que acumulou passagens por equipes profissionais do futebol, trocou as chuteiras pelo mundo do crime. Segundo um relatório da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), José Roberto de Sousa Severo, de 41 anos, é uma das figuras centrais do Comando Vermelho do Ceará. As informações são do Diário do Nordeste. Na facção, o homem é conhecido como 'Jogador' e 'Imperador'.

José Roberto, que foi preso no dia 20 de agosto, de acordo com as investigações, teria sido o mandante de ataques a grupos rivais e também o responsável por expulsar moradores da região de Vicente Pinzón, em Fortaleza, bem como ordenar a invasão de comércios e estabelecer cobranças aos moradores por serviços como gás e internet.

A facção a qual ele pertence tenta assumir o controle do local. Inclusive, nos últimos tempos, imóveis da região foram pintados de branco, como uma maneira de sinalizar a presença do grupo em Vicente Pinzón.

Carreira como jogador

José Roberto tem passagens por clubes de futebol registradas na CBF
José Roberto tem passagens por clubes de futebol registradas na CBF
Foto: Reprodução

No universo do futebol, o homem de 41 anos era conhecido como 'Zé Roberto'. Segundo registros da CBF, ele acumulou passagens por Jandaia Esporte Clube, do Paraná, entre 2002 e 2007, e por clubes cearenses como o Horizonte (entre 2009 e 2010) e São Benedito (em 2011).

Ainda de acordo com o Diário do Nordeste, após ter se aposentado, ele fundou escolinhas como o Futebol Clube Atlético Cearense. Um de seus filhos, inclusive, era atleta da equipe.

Em 2020, a delegada responsável pela investigação solicitou esclarecimentos do time sobre a atuação de Zé Roberto. À época, foi informado que ele 'não trabalha e nem trabalhou' na agremiação. Entretanto, a escolinha admitiu que ele participou da organização de testes para selecionar o elenco do Verdes Mares Esporte Clube dois anos antes. O clube reconheceu ainda, por fim, que havia uma parceria entre as equipes para utilização da infraestrutura.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade