Homem é preso com 64 quilos de cabos da CEEE Equatorial em Porto Alegre
Suspeito era investigado há mais de um ano por comercialização de materiais da rede elétrica e já havia sido preso em 2024 por crime semelhante
A Polícia Civil prendeu um homem em flagrante na Zona Norte de Porto Alegre com 64 quilos de cabos pertencentes à CEEE Equatorial. O suspeito, que já vinha sendo monitorado há mais de um ano e tinha histórico recente pelo mesmo crime, vendia os materiais retirados da rede elétrica em plataformas digitais. Ele foi autuado por receptação qualificada durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão. A concessionária alerta que o comércio ilegal afeta o fornecimento de energia e gera riscos.
Um homem foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (3), no bairro Passo das Pedras, na Zona Norte de Porto Alegre, após a Polícia Civil localizar 64 quilos de cabos de alumínio revestidos pertencentes à CEEE Equatorial. O material foi encontrado durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão realizado pela Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais (DRCP).
A investigação aponta que o suspeito estaria envolvido na comercialização irregular de materiais retirados da rede elétrica. Segundo a Polícia Civil, ele vinha sendo monitorado há mais de um ano e já havia sido preso em 2024 por envolvimento em ocorrência semelhante.
A ação ocorreu por volta das 6h, depois que a Justiça autorizou a busca no imóvel investigado. Durante a operação, os policiais encontraram os cabos, que foram reconhecidos por representantes da CEEE Equatorial como materiais pertencentes à distribuidora. Conforme as apurações, os produtos eram anunciados para venda em plataformas digitais.
Diante do material localizado, o homem foi preso em flagrante por receptação qualificada de fios e cabos pertencentes a concessionária de serviço público, no contexto de atividade comercial clandestina.
A CEEE Equatorial afirma que mantém ações conjuntas com os órgãos de segurança para combater furtos e a receptação de componentes da rede elétrica. Além do prejuízo causado à infraestrutura, esse tipo de crime pode provocar interrupções no fornecimento de energia e colocar a população em risco.
A distribuidora também reforça que quem compra, armazena, transporta ou comercializa materiais de origem ilícita pode responder criminalmente, mesmo que não tenha participado diretamente do furto.
A população pode contribuir com as investigações por meio de denúncias anônimas à Brigada Militar, pelo 190; à Secretaria da Segurança Pública, pelo 181; à Polícia Civil, pelo 197; ou à Central de Atendimento da CEEE Equatorial, pelo 0800 721 2333.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.