PUBLICIDADE

Escritora atacada por pitbulls teve braço amputado e perdeu orelha, diz hospital

Informação é do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), onde Roseana Murray, 73, foi socorrida após o ataque dos cães; tutores foram presos

5 abr 2024 - 21h21
(atualizado às 22h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Roseana Murray, escritora e poetisa de 73 anos, teve seu braço direito amputado após ser atacada por três cachorros pitbulls em Saquarema, Rio de Janeiro.
Roseana Murray, escritora que foi ataque por três cães da raça pitbull.
Roseana Murray, escritora que foi ataque por três cães da raça pitbull.
Foto: Bia Hetzel/Divulgação / Estadão

A escritora e poetisa Roseana Murray, de 73 anos, teve o braço direito amputado após ser atacada por três cães da raça pitbull em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 5. Após o ataque, Roseana foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada, de helicóptero, até o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), onde passou por cirurgia e está internada. 

Além da amputação do braço direito, a escritora perdeu uma orelha e passou por reconstrução do braço esquerdo e dos lábios. Testemunhas relataram que Roseana foi arrastada por cinco metros pelos cães durante o ataque.

Imagens mostraram, também, que ela ficou com marcas de mordida pelo corpo. As informações são do jornal O Globo e foram confirmadas pelo Terra. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio, o estado de saúde da escritora é grave, mas estável. 

No fim da tarde desta sexta-feira, os policiais da 124ª Delegacia de Polícia (DP) do Rio prenderam três pessoas que se apresentaram como tutoras dos cães. O trio acabou preso em flagrante por maus-tratos contra animais e também responderão por omissão de cautela e lesão corporal. 

O dono da casa onde os cachorros estavam --que também afirmou não ser o responsável pelos pitbulls-- também responderá por receptação de veículo roubado. Com ele, a polícia encontrou uma motocicleta com numeração raspada, que a investigação comprovou ser fruto de roubo. 

O delegado titular da 124ª DP, André Luiz Salvador Bueno, afirmou que uma equipe da perícia compareceu no local e constantou as más condições do espaço em que os cães estavam confinados. "Os cachorros aparentavam estar debilitados, ofegantes e muito estressados", afirmou o delegado.

Escritora Roseana Murray é atacada por pitbulls no RJ:

Quem é Roseana Murray?

Roseane Murray é nome importante da literatura infantil e tem livros publicados pelas maiores editoras do País, como Suspiros de Luz (Escarlate, selo da Companhia das Letras) e Jardins (Grupo Editorial Global). Ela sofreu o ataque enquanto fazia uma caminhada em Saquarema, onde mora.

A escritora nasceu no Rio de Janeiro, em 1950. Formada em Literatura e Língua Francesa em 1973, na Universidade de Nancy, ela já tem mais de cem livros publicados e recebeu prêmios importantes, como O Melhor de Poesia, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em 1986, 1990 e 1997. Por Jardins, recebeu o Prêmio Academia Brasileira de Letras para livro infantil, em 2002.

Roseane também faz parte da Lista de Honra do Organismo Internacional I.B.B.Y, que inclui os melhores escritores de literatura infanto-juvenil do mundo. Ela mantém um canal no YouTube, em que apresenta seus livros ao público.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade