PUBLICIDADE

Em 30 horas, São Paulo registra 40% da chuva esperada no mês

11 mar 2016 - 11h39
Compartilhar
Exibir comentários
Alagamento provoca congestionamento na Marginal Tietê, altura da Ponte da Casa Verde, em São Paulo (SP), na manhã desta sexta-feira (11)
Alagamento provoca congestionamento na Marginal Tietê, altura da Ponte da Casa Verde, em São Paulo (SP), na manhã desta sexta-feira (11)
Foto: Marcos Bezerra/Futura Press

De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE), da 0h de quinta-feira (10) até as 7h desta sexta-feira (11) choveu em média 68,3mm, equivalente a 40% do esperado para o mês de acordo com a média histórica do CGE, que é de 175,8mm. Ontem, o índice pluviométrico médio da cidade foi de 52,5mm e hoje, da 0h às 7h, foi de 15,8mm.

Ontem, foram registrados os seguintes índices pluviométricos médios por região: zona oeste, 61,9mm; zona leste, 56,5mm; zona norte, 50,2mm; zona sul, 47,9mm e centro, 47,0mm. Já hoje, até as 7h, os maiores índices foram registrados na zona oeste, com 26,4mm; na zona sul, com 23,1mm; na zona leste, com 13,2mm; no centro, com 9,5mm e na zona norte, com 8,6mm.

A última chuva com índice pluviométrico médio maior que 50mm em São Paulo foi registrada em 9 de março de 2013, que teve média de 50,6mm em 24h na cidade. O último registro de alagamento dos rios Tietê e Pinheiros nesta proporção havia sido em 24 e 25 de maio de 2005, em uma chuva também ocorrida durante a tarde, madrugada e manhã do dia seguinte.

Até o momento, o mês de março de 2016 já registra 156,6mm de índice pluviométrico médio na capital, que correspondem a 89% do esperado para todo o mês segundo a média histórica.

Da 0h do dia 10 até as 7h de hoje foram registrados cinco transbordamentos de rios e córregos pelo CGE. Transbordaram os córregos Perus, Lajeado e Morro do S e os Rios Tietê e Pinheiros.

No decorrer do dia de hoje ocorrem períodos de melhoria e o sol aparece entre muitas nuvens, com máximas que podem chegar aos 26ºC. A convergência de umidade associada com uma área de baixa pressão no oceano já se deslocou para o litoral fluminense e sul de Minas Gerais, onde esperam-se os maiores volumes de chuva para hoje. Na capital paulista as chuvas devem retornar de forma mais fraca e isolada, principalmente entre a tarde e a noite. O potencial para formação de alagamentos e deslizamentos de terra segue elevado, em função do solo que permanece encharcado.

Tendência para os próximos dias

O tempo melhora e o sol retorna entre nuvens nos próximos dias, entretanto ainda há condições para chuvas isoladas no período das tardes.

No sábado o sol retorna entre nuvens, o que favorece a gradativa elevação das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 19ºC, enquanto as máximas podem chegar aos 26ºC. Entre a tarde e o início da noite a nebulosidade volta a aumentar e há condições para chuvas na forma de pancadas isoladas.

O domingo segue com sol entre nuvens e temperaturas em elevação. Os termômetros variam entre mínimas de 19ºC e máximas de 27ºC. Ainda há condições de chuvas isoladas no final do dia, associadas com a chegada da brisa marítima.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade