PUBLICIDADE

Em 10 dias de greve, 46 ônibus foram depredados em Porto Alegre

5 fev 2014 - 18h26
Compartilhar
Exibir comentários

Em dez dias de greve do transporte coletivo em Porto Alegre, 46 ônibus já foram depredados na tentativa de circular pela cidade e recolher passageiros, informou nesta quarta-feira a prefeitura da capital gaúcha. A última ocorrência foi registrada no início da manhã de hoje, com apedrejamento de um veículo da VTC, Consórcio STS, em operação na zona sul.

A ação partiu de pessoas em uma motocicleta. Os oito ônibus do STS, em circulação nas ruas, cinco da VTC e três da Belém Novo, foram recolhidos às suas garagens para proteção da tripulação e passageiros, segundo a prefeitura.

Na tentativa de tentar reduzir as dificuldades de cerca de 1 milhão de pessoas em dez dias de grevea prefeitura disponibizou desde ontem, uma linha regular de transporte hidroviário, entre a Ilha da Pintada e o Cais Mauá, no centro. São viagens em três barcos turismo, com capacidade média de cerca de 150 pessoas, das 6h às 20h, com intervalos de hora em hora. A tarifa custa R$ 4, mesmo valor praticado nos lotações e vans escolares.  

A greve dos rodoviários foi decidida em assembleia dia 23 de janeiro e começou no dia 27 de janeiro, com os trabalhadores colocando 30% da frota na rua. No dia seguinte, a Justiça determinou que 70% dos ônibus estivessem nas ruas nos horários de pico, o que levou o sindicato a descumprir a decisão e tirar todos os veículos de circulação.

Na última quinta-feira, um acordo provisório foi firmado entre sindicalistas e empresas de ônibus para que parte dos veículos retornasse às ruas por 10 dias, mas os rodoviários decidiram continuar com a greve total. Diante disso, a prefeitura anunciou, no último sábado que, como medida emergencial, as vans escolares estão autorizadas a atender as áreas mais carentes de transporte público desde essa segunda-feira.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade