Defesa Civil emite alerta para chuva forte em SP; cidade teve estado de atenção para alagamentos
Chuvas com raios, ventos e granizo levaram órgão a emitir alertas em todas as regiões da capital e em municípios da Grande SP
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo colocou todas as regiões da capital paulista em estado de atenção para alagamentos, em razão de chuvas que atingiram a cidade na tarde desta terça-feira, 27. O estado de atenção durou das 15h às 16h45.
A Defesa Civil emitiu um alerta severo para as zonas norte, sul, leste, oeste e centro da capital, e também para os municípios de Guarulhos e Santo André. O alerta indicava que havia raios, ventos e granizo.
A cidade ainda entrou em estado de alerta para transbordamento às 15h20, após a identificação de iminência de transbordamento do Córrego Morro do S, no Capão Redondo, zona sul da capital. O alerta foi emitido para a área da Subprefeitura de Campo Limpo, mas encerrado às 15h45.
De acordo com o CGE, áreas de chuva foram formadas pela junção do calor com a entrada de uma brisa marítima na região da capital. A tendência é que as condições de sol e calor, com pancadas de chuva durante as tardes, persistam para os próximos dias.
Imagens do radar meteorológico indicaram chuva forte na terça-feira, principalmente nas regiões de M'Boi Mirim, Campo Limpo, Capela do Socorro, Butantã, Pinheiros, Sé e Guaianases.
A Defesa Civil orienta a população a evitar transitar por ruas alagadas, não enfrentar correntezas, manter distância da rede elétrica e não se abrigar sob árvores. Em caso de necessidade, a recomendação é buscar locais seguros e acionar os serviços de emergência.
De acordo com a Defesa Civil, 1.181 raios caíram na capital na tarde desta terça. O Corpo de Bombeiros afirmou que recebeu, entre 14h e 16h, 13 chamadas de queda de árvores, um chamado para desabamento e três para enchentes. Uma das ocorrências de árvore caídas, segundo a corporação, aconteceu na Rua da Consolação. Não há registro de vítimas.
Um balanço divulgado pela Enel, empresa responsável pela distribuição de energia na capital e região metropolitana, aponta que, até 16h15, mais de 80 mil imóveis estavam sem luz na Grande SP. Só na capital, o número de clientes afetados era próximo de 77 mil.
Em nota, a Enel informou que está com as equipes mobilizadas para o plano de contingência para o verão e que trabalha para atender cerca de 81 mil clientes impactados na sua área de concessão, "o que representa menos de 0,9% da base da distribuidora."