PUBLICIDADE

Comitê: interligação de reservatórios pode afetar abastecimento

19 mar 2014 - 23h45
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) avalia que o projeto de interligação do Sistema Cantareira com a Bacia do Rio Paraíba do Sul pode afetar o abastecimento das 184 cidades que dependem do rio. Segundo o presidente do comitê, Danilo Vieira, o projeto apresentado nesta quarta-feira pode afetar tanto a qualidade como a quantidade de água disponível na bacia.

Pela proposta, será construído canal entre as represas Atibainha, que faz parte do sistema que abastece a Grande São Paulo, e o reservatório Jaguari, um dos afluentes do Paraíba do Sul, que abastece o Rio de Janeiro. Será feito ainda um sistema de bombeamento de "mão dupla", assim, quando um dos reservatórios tiver excedente de água, o volume será enviado para a outra represa.

Para Vieira, o processo está ocorrendo de forma precipitada, devido à crise do Sistema Cantareira, que atingiu os piores níveis de armazenamento, desde a sua criação, na década de 1970. "Quando existe a notícia de uma transposição, que na nossa opinião, não está pautada em um estudo técnico que nos dê confiança para adoção dessas medidas, ficamos preocupados com o que possa acontecer na frente", ressaltou o presidente do comitê.

Segundo ele, os dados do Ceivap são diferentes dos apresentados pelo governo de São Paulo. "Vale frisar que o estudo contratado pelo Ceivap tem alguns pontos divergentes do estudo apresentado por São Paulo, em termos de quantidade e qualidade de água", enfatizou. " A nossa expectativa é que possamos discutir melhor essa questão. Termos, de fato, um diagnóstico preciso, um estudo técnico que traduza a realidade da bacia hidrográfica, para tomarmos uma medida correta e responsável para a solução dos problemas", acrescentou.

Vieira aponta que existe o problema do lançamento de esgotos, sem tratamento, nas águas da bacia. "Na bacia, nós não temos nem 20% da população com tratamento adequado de esgoto. A gente sabe que quando tira água da bacia, piora a qualidade da água", disse contestando os argumentos apresentados pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para defender o projeto.

A quantidade de água disponível também pode não ser suficiente para que o projeto seja viável, de acordo com o Ceivap. "Pelo estudo contratado pelo Ceivap, não existe disponibilidade hídrica suficiente para garantir o abastecimento público de todos os 184 municípios que dependem da bacia,  mais as atividades envolvidas de geração e mineração e mais o abastecimento da região metropolitana de São Paulo", disse Vieira.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/racionamento-de-agua/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/racionamento-de-agua/">Racionamento de água - dicas de como economizar água</a>
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade