PUBLICIDADE

Nível cai para 14,9% e Cantareira passa por obras para retirar água

18 mar 2014 - 19h44
Compartilhar
Exibir comentários

A partir de maio, cerca de 200 bilhões de litros de água que estão no volume morto do Sistema Cantareira estarão disponíveis para distribuição, informou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). As obras foram iniciadas na segunda-feira nas represas de Atibainha e Jaguari. De acordo com a companhia, essa quantidade de água é suficiente para abastecer os moradores da região metropolitana de São Paulo por quatro meses.

Nesta terça-feira, o nível de armazenamento do Sistema Cantareira caiu ainda mais, atingindo, pela primeira vez, 14,9%. O Cantareira é maior reservatório de água de São Paulo e abastece quase 9 milhões de pessoas na região metropolitana. A situação é a pior desde que o sistema foi criado, na década de 70.

Segundo a Sabesp, as águas do fundo das represas ficam abaixo do nível das comportas, por isso a obra é necessária. Serão construídos dois canais de 3,5 quilômetros e, instaladas 17 bombas, que envolvem um investimento de R$ 80 milhões. A Sabesp garantiu que a água passará pelo mesmo tratamento da que é fornecida atualmente e terá, portanto, a mesma qualidade.

A companhia destacou ainda que o total de água no volume morto chega a 300 bilhões de litros, mas serão disponibilizados, neste momento, 200 bilhões de litros. Além disso, informou que essa quantidade será usada apenas se houver necessidade.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade