PUBLICIDADE

Cidades

Começa o inverno; estação não deverá ser de frio intenso

21 jun 2014 - 07h23
(atualizado às 07h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O inverno no Hemisfério Sul começa neste sábado, dia 21, e vai até o dia 22 de setembro. Apesar das temperaturas baixas registradas nesses últimos dias, a previsão é que este ano o inverno não seja tão rigoroso quanto em 2013.

Confira a previsão do tempo na sua cidade

De acordo com a Somar Meteorologia, isso vai ocorrer porque as ondas de frio ficarão mais ao Sul, entre Chile, Argentina e Uruguai, e vão avançar pouco sobre o Brasil. A previsão da Somar é de temperaturas mais elevadas que o normal na maior parte do País nos próximos meses.

A temperatura no Sul deverá ter mínima entre 6ºC a 8ºC na serra de Santa Catarina e abaixo dos 6°C na Serra da Mantiqueira. Já a temperatura máxima deverá oscilar bastante, segundo a Somar. É a época em que haverá as maiores diferenças entre o Norte e o Sul do Brasil. Enquanto na Campanha gaúcha e na serra catarinense a máxima não deverá chegar aos 18°C, entre o nordeste do Mato Grosso e o interior do Piauí é comum a temperatura chegar aos 35°C.

A previsão da Somar é que vai chover menos no Sudeste, e o nível do Sistema Cantareira só tenderá a cair. O inverno é uma estação de pouca chuva sobre o Sudeste e o Centro-Oeste. Deverá chover acima da média na Região Sul e no Mato Grosso do Sul. Isso deve acontecer porque as frentes frias ficarão mais bloqueadas sobre a Região Sul.

Frio ou calor? Escolha a melhor imagem do outono Frio ou calor? : Escolha a melhor imagem do outono

O dia ontem começou com temperaturas baixas na Região Sul e quebra de recordes de dia mais frio do em alguns municípios. Porto Alegre registrou 4,8ºC às 6h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Essa temperatura bateu os 5,6ºC registrados na quinta-feira na capital gaúcha. Outras cidades que bateram recorde de frio no Rio Grande do Sul foram Quaraí, com -1,6ºC, e Santa Maria, -0,2ºC.

A menor temperatura desta sexta no Brasil foi registrada em Urupema, no alto da serra catarinense, com -5,1ºC por conta de uma massa de ar polar. Na quinta, a cidade registrou -7,7ºC. O Sul também teve formação de nevoeiros na manhã de sexta em Pelotas (RS), Porto Alegre, Cascavel (PR), Criciúma (SC), Canoas (RS), Maringá (PR) e Santa Maria (RS).

Neste sábado, a massa de ar polar vai começar a perder força, segundo o Climatempo. Mesmo assim, o dia ainda começa com geada fraca na Campanha gaúcha e nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No domingo, a temperatura aumenta na região, mas no final do dia, no oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná voltam a ocorrer pancadas de chuva. 

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade