Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cobra de um metro e meio assusta moradores de Copacabana ao sair de bueiro

Com o som de gritaria, testemunhas inicialmente acharam que alguém estava sendo assaltado

11 abr 2025 - 17h55
(atualizado às 23h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Moradores de Copacabana, no Rio de Janeiro, enfrentaram um susto ao encontrarem uma jiboia de 1,5 metro que saiu de um bueiro, sendo resgatada por um voluntário antes da chegada dos bombeiros.
Jiboia de um metro e meio sai de bueiro e assusta moradores em Copacabana:

Moradores de Copacabana foram surpreendidos com um novo tipo de perigo nas ruas da região. Pela noite desta quinta-feira, 10, uma cobra foi vista rastejando pela Rua Figueiredo de Magalhães, na esquina com a Rua Domingos Ferreira.

Testemunhas apontaram que a cobra, de cerca de um metro e meio, saiu de um bueiro. O animal silvestre foi notado por funcionárias de um salão de beleza, que gritaram e alertaram as demais pessoas. Inicialmente, testemunhas acharam que se tratava de um assalto, conforme o músico Jhonny Braz, que esteve presente.

Biólogo identificou serpente como jiboia adulta
Biólogo identificou serpente como jiboia adulta
Foto: Reprodução/Instagram/Meu Leme de Janeiro

"Estávamos bebendo em um barzinho na Figueiredo de Magalhães, por volta de 18h30, quando escutamos uns gritos no outro lado da esquina. Achávamos que era assalto, mas, na verdade, as atendentes do salão estavam gritando porque tinha uma cobra. Só que pensamos que era daquelas cobrinhas pequenas, de uns 30 centímetros, mas era enorme e devia ter um metro e meio. O rapaz que filmei não pensou duas vezes para resgatar a cobra. Ele estava em uma loja, saiu correndo, tirou a camisa e jogou em cima dela. Chamamos os Bombeiros, mas, como não chegaram a tempo, ele disse que a levaria de carro para lá", conta.

Benjamin Soares, o rapaz que fez o resgate, afirmou nas redes sociais que sempre sonhou em resgatar e criar uma serpente. Contudo, entregou o animal ao Corpo de Bombeiros. Ele, que também achou que encontraria um assalto, agiu rápido ao ver a cobra. 

"Já vi muitos vídeos do Animal Planet e sabia como segurar ela. Como nenhum resgate chegou e estava de carro com meu avô, levamos no Corpo de Bombeiros", disse.

O biólogo Edson Abrão explicou ao Terra que se trata de uma jiboia adulta. Por não ser venenosa, ela mata a presa por meio da asfixia. "Ela tem uma força muscular muito grande no corpo dela. Ela se enrola na presa e se alimenta da presa ainda viva", disse.

Por ser um animal semiaquático, a jiboia provavelmente teve acesso ao sistema de esgoto até o local em busca de comida, se alimentando, sobretudo, de ratos e pequenos anfíbios. Segundo o especialista, a melhor ação a se tomar é a de acionar as autoridades competentes, uma vez que a picada da serpente pode causar uma infecção.

Apesar do susto, não foi a primeira vez que uma cobra foi avistada na região, que se localiza próximo à Área de Proteção Ambiental do Bairro Peixoto.

Conforme a página Meu Leme de Janeiro, há apenas cinco dias, outra cobra foi resgatada no bairro tradicional do Rio de Janeiro, nas proximidades da Praia do Leme. O Corpo de Bombeiros afirmou em nota ao Terra que já efetuou o resgate de 1.548 cobras no estado em 2025.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade