PUBLICIDADE

Chuva coloca São Paulo em estado de atenção para enchentes

5 jan 2015 - 15h06
(atualizado às 18h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Nuvens carregadas são vistas na região da Lapa, zona oeste de São Paulo (SP), nesta segunda-feira
Nuvens carregadas são vistas na região da Lapa, zona oeste de São Paulo (SP), nesta segunda-feira
Foto: André Lucas Almeida / Futura Press

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo decretou estado de atenção para enchentes nas zonas sudeste, sul e leste por volta das 14h40 desta segunda-feira. Pouco depois das 15h15, foi decretado novo estado de atenção, dessa vez para as zonas oeste e norte, centro, além da Marginal Pinheiros e da Marginal Tietê.

Siga o vc repórter no Twitter

Imagens de radar meteorológico apontaram chuva forte na zona leste, entre os bairros de Vila Prudente, São Mateus, Itaquera, Aricanduva/Formosa e parte de Cidade Tiradentes. Também choveu com intensidade na zona sudeste, entre Vila Mariana e Ipiranga, e zona Oeste, entre Pinheiros e Butantã. Um núcleo de precipitação forte também já atinge a zona norte, na região entre Pirituba e Jaraguá.

As rajadas de vento chegaram a 40km/h no aeroporto de Congonhas, localizado na zona sul da capital, por volta das 15h. As chuvas perderam força e o CGE declarou o término do estado de atenção em toda a cidade às 16h46. 

Na terça-feira, o sol aparece com mais força na capital. A temperatura sobe, e a combinação do calor com a alta umidade facilita a formação de nuvens que provocam pancadas de chuva com até forte intensidade entre a tarde e o início da noite. Há potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos. Os termômetros variam entre a mínima de 20ºC e a máxima de 30ºC.

Na quarta-feira, o sol brilha forte e o calor aumenta. No fim da tarde, a entrada da brisa marítima favorece a formação de nuvens que provocam chuva em forma de pancadas rápidas e isoladas. A mínima fica em 21ºC e máxima pode chegar aos 32ºC.

Mais de 1 mil raios em 2 horas

De acordo com a agência meteorológica Climatempo, um levantamento feito pela rede de monitoramento de descargas elétricas Earth Network indicou 1003 raios sobre a cidade de São Paulo no período entre 13h33 e 15h56. O número subiu para 1058 às 16h02. 

SP: chuva causa alagamento em rua no centro de Osasco:
Temporal em Osasco

Em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, a chuva também foi forte e causou alagamentos. De acordo com a Defesa Civil do município, 17 pontos de alagamentos haviam sido registrados até as 17h51. Os bairros mais atingidos foram Rochdale, Parque Industrial Mazzei, Quitaúna, km 18, km 21, além da região Central. Não há registro de feridos. Com a chuva desta tarde, a cidade de Osasco registrou 36 milímetros na zona sul e 51 milímetros na zona norte. 

Colaborou com esta notícia a leitora Joanice Caldas Mendonça, de Osasco (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade