PUBLICIDADE

Candidato a beato, padre Léo ganha estátua de 22 metros em Cachoeira Paulista

Padre foi retratado com um microfone à mão, já que também era comunicador.Escultura pesa cerca de 20 toneladas e teve custo de R$586 mil pago com verba estadual de fomento ao turismo

29 jul 2019 - 10h51
(atualizado às 23h30)
Compartilhar
Exibir comentários

SOROCABA - Uma escultura em aço com 22 metros de altura vai homenagear o religioso católico padre Léo, em Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. O padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira participava da comunidade Canção Nova, que tem sua sede no município, e está em processo de beatificação.

Parte da escultura do padre Léo, que será montada em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo
Parte da escultura do padre Léo, que será montada em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo
Foto: Prefeitura de Cachoeira Paulista/Divulgação / Estadão

As peças, esculpidas pelo artista plástico Gilmar Pinna, foram transportadas à cidade, na última quinta-feira, 25, em três carretas. A montagem deve ser iniciada ainda este mês, com previsão de que a escultura seja inaugurada em novembro deste ano.

Pinna levou seis meses para dar forma às chapas de aço, pesando cerca de 20 toneladas. O trabalho foi realizado no ateliê do artista em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. O padre foi retratado com um microfone à mão, já que também era comunicador.

Padre Léo Tarcísio Gonçalves  está em processo de beatificação
Padre Léo Tarcísio Gonçalves está em processo de beatificação
Foto: Prefeitura de Cachoeira Paulista/Divulgação / Estadão

A prefeitura informou que vai erguer a estátua no mirante que leva o nome do religioso, em uma área que receberá benfeitorias, como paisagismo, iluminação e outras atrações. A meta é incrementar a visitação no município.

Cachoeira Paulista está na rota turismo religioso nacional, por sediar a Canção Nova e ser próxima de Aparecida, sede do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Nesta cidade, Pinna foi o autor de uma escultura em homenagem à padroeira, mas o monumento ainda aguarda a montagem.

Desde 2018, Cachoeira Paulista faz parte da lista de municípios de interesse turístico do Estado. O custo da estátua, de R$ 586 mil, foi pago com verba estadual de fomento ao turismo.

Padre Léo foi apresentador de TV e comunicador da Canção Nova. Atuava também em projetos de recuperação de dependentes químicos, tendo sido o fundador da comunidade católica Bethânia. O religioso faleceu em 2007, aos 45 anos, vítima de câncer.

Em 2017, a Igreja Católica autorizou a abertura do processo de beatificação, incumbindo a Associação Padre Léo de coletar os testemunhos de devotos que podem dar ao religioso o status de beato, após a comprovação de suas virtudes e operação de um milagre.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade