Bar Brahma abrirá unidade na região da Paulista: 'Quase uma entidade de São Paulo'. Saiba onde será
Novo bar contará com mezanino dedicado ao futebol e um subsolo boêmio
Em 1978, Caetano Veloso já entoava: "Alguma coisa acontece no meu coração que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João". Naquela época, o Bar Brahma, que fica na consagrada esquina, já existia havia 30 anos. Hoje, com quase oito décadas de história, o legado terá outro endereço e ritmo musical.
"Queremos transformar a nova unidade da Paulista em um um reduto do samba", diz Cairé Aoas, sócio da Fábrica de Bares, grupo que controla 13 estabelecimentos em São Paulo.
Vídeo: Titanic ganha mostra imersiva em SP que tem realidade virtual e objetos históricos
A unidade do centro continuará funcionando com a agenda cultural habitual. "A gente percebe que o bar é até uma referência de identidade do paulistano. Tem reconhecimento fora da cidade, até fora do País como um ponto importante da história da cidade, principalmente no centro e na cultura", diz Cairé Aoas. "Esse tempo conseguiu consagrar o espaço em quase uma entidade de São Paulo".
Em um ano, o Bar Brahma tem 1.800 shows, vende meio milhão de litros de chope e recebe 300 mil clientes. "A gente percebe que o bar é até uma referência de identidade do paulistano. Tem reconhecimento fora da cidade, até fora do País como um ponto importante da história da cidade, principalmente no centro e na cultura", diz Cairé Aoas. "Esse tempo conseguiu consagrar o espaço em quase uma entidade de São Paulo".
View this post on Instagram
Homenagem
Coincidentemente, o Bar Brahma será homenageado pela escola de samba Nenê de Vila Matilde no Carnaval 2026, com o enredo "Encruzas: Nenê de corpo e alma no coração de São Paulo". O projeto quer explorar a boemia e o espírito cultural do centro, com destaque para a famosa esquina e para ícones da música brasileira como Adoniran Barbosa, Caetano Veloso e Rita Lee, que celebraram esta esquina em suas músicas.