PUBLICIDADE

Árvores 'sentem' mudanças climáticas em SP

Ação para comemorar a Semana Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas "dão vida" a arvores da cidade

19 mar 2014 - 21h57
(atualizado em 20/3/2014 às 03h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) promove, nesta semana, em São Paulo, uma ação para comemorar a Semana Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrada desde o último domingo. Nesta quarta-feira, as árvores das proximidades do Minhocão receberam projeções em 3D para “ganhar vida”: se aumentam os índices de ozônio (gás que piora a qualidade do ar especialmente no verão), ela ganha um semblante de quem grita ou tosse; se chove e a qualidade do ar melhora, ela “sorri”.

De acordo com o instituto, são projetados sete vídeos em 3D que revelam “expressões faciais” de acordo com os índices de poluição fornecidos pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). A ação da “Árvore que Sente” também foi realizada no último domingo, na Praça Charles Miller, e na terça-feira.

“Ao direcionar nosso olhar para entender como as árvores se sentem, alertamos não só para a qualidade do ar da cidade, mas para mudanças climáticas resultantes de um modelo de vida que está levando ao esgotamento dos recursos naturais e à escassez de serviços ambientais de grande importância. Nosso foco de atuação é na floresta, onde já plantamos 2 milhões de árvores que beneficiam também a vida das pessoas na cidade. É necessário que todos percebam essa conexão, e como as áreas verdes são fundamentais para uma melhor qualidade de vida”, afirma Andréa Peçanha, Gerente de Desenvolvimento Institucional do IPÊ. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade